keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Morador de Tijucas recolhe lixo deixado por turistas em cachoeira de Itapema

Há 20 anos, por vontade própria, ele vai até o local e recolhe o lixo

X
Siga-nos no google-news

Indignado com lixo deixado pelos visitantes na Cachoeira do Sertão do Trombudo, um morador de Tijucas vem até Itapema toda semana recolher latinhas, restos de comida, embalagens e até fralda. Todo esse material é encontrado em meio à natureza e no lugar conhecido pela beleza das águas cristalinas e piscinas naturais. Por vontade própria, o professor de história Rafael da Costa, pega sacos plásticos e sai pelo local juntando tudo que foi abandonado pelos turistas.

Não é preciso andar muito para encontrar os objetos no chão. As latas, em sua maioria, quando não são deixadas no mato acabam entre as pedras da cachoeira. E é assim que muitas vezes, Santos chega a recolher duas sacolas grandes de lixo. “Acho que só levar o próprio lixo já está valendo. As pessoas deveriam ter mais consciência. O que mais me impressiona é a latinha de cerveja”, comenta. Com uma sequência de piscinas naturais de águas cristalinas, a cachoeira do Sertão tem acesso bem fácil, o que atrai muitos turistas. Depois de 200 metros de subida o visitante já está envolvido pela natureza e a cachoeira se apresenta logo à frente, com seu barulho característico, a temperatura ambiente bem mais amena e imensas pedras que parecem ter sido empilhadas com a mão.

Durante o período de chuva a grande quantidade de água complica a visitação e deixa o local perigoso. Mas no verão e especialmente em períodos de tempos mais seco formam-se piscinas naturais entre os vãos das pedras, que mais parecem degraus e proporcionam um banho relaxante e energizante. A paisagem ainda é composta por bromélias e orquídeas que nascem sobre as pedras mais altas e úmidas. E não pense que o local não fica movimentado. Se em dia de semana muitos turistas aproveitam para tomar aquele banho gelado de água doce, imaginem sábado e domingo. Tem gente que aproveita e faz até piquenique e churrasco no local. A cachoeira fica em uma área particular, onde não é permitido o acesso de veículos. Por isso, também não dispõe de lixeiras e nem estacionamento, ou seja, é totalmente bucólico e precisa ser preservado, afinal ter uma opção de lazer natural como essa não é para qualquer lugar.

Texto: Brunela Maria/VisorNotícias 

 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Onde está o Papai Noel? Acompanhe a jornada do bom velhinho em tempo real

Serviço de rastreio mostra onde ele está e quantos presentes foram entregues

Geral

Fort Atacadista amplia horário de atendimento no litoral catarinense durante a alta temporada

Lojas de Florianópolis, Balneário Camboriú, Barra Velha, Navegantes e Porto Belo funcionarão em horário especial durante o fim de ano e início de 2025; veja quais são

Geral

Urbano Alimentos aposta em influenciadores para divulgar novo macarrão inspirado no filme Rei Leão

23 criadores de conteúdo receberam press-kits exclusivos para promover o lançamento do macarrão em formato da família Rei Leão, parte da linha Zero Glúten Kids

Eventos, Geral

Noha lança nova coleção de verão em Balneário Camboriú

Badalado coquetel de lançamento movimentou a loja no Balneário Shopping

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil de SC encerra 2024 com mais de 30 operações contra a corrupção

Ações envolveram cinco estados, resultando em 48 prisões e bloqueio de R$ 22 milhões