Morreu, nesta segunda-feira (1º), em Florianópolis, aos 39 anos, o vereador Gabrielzinho. O parlamentar estava internado desde o dia 10 de junho, quando foi diagnosticado com pneumonia severa em ambos os pulmões e influenza. O agravamento de seu quadro de saúde levou à necessidade de entubação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 11, e desde então, não houve sinais de melhoria em seu estado clínico.
Gabriel Meurer nasceu em 14 de maio de 1985 e era portador de uma doença rara chamada Hipocondroplasia, que atinge o crescimento da cartilagem e prejudica o desenvolvimento do meu corpo. O vereador assumiu o comando do Procon Municipal de Florianópolis em 2014, garantindo e fazendo valer o direito dos cidadãos, combatendo preços abusivos e exigindo que as empresas prestassem um serviço de qualidade.
“Ser candidato a um cargo político não era algo que passava pela minha cabeça. Porém, diante do incentivo de pessoas próximas e motivado a encarar uma grande batalha, me candidatei para ser vereador de Florianópolis nas eleições de 2016. Foram 3.196 votos que me elegeram e colocaram em mim a responsabilidade de trabalhar na construção de uma Florianópolis melhor para todos. Uma cidade voltada para o desenvolvimento, acessibilidade e também com a aplicação correta de seus recursos obtidos”, disse Gabrielzinho em sua página na Câmara de Vereadores da Capital.
Nos primeiros dois anos de mandato foi vice-presidente da Câmara de Vereadores e atualmente era Presidente das Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação e da Pessoa com deficiência, e vice-presidente da comissão de Defesa do Consumidor e Segurança. “Nossa Capital carece de atenção na área da transparência de dados, de acessibilidade e de infraestrutura. Essas são as minhas frentes de atuação e é por isso que vou lutar para fazer Florianópolis uma cidade mais inclusiva”, disse.
A prefeitura de Florianópolis emitiu nota de pesar:
“Nota de Pesar – Vereador GabrielzinhoA Prefeitura de Florianópolis lamenta profundamente a morte do vereador Gabrielzinho, ocorrida na tarde desta segunda-feira. Gabrielzinho tinha 39 anos e era símbolo de força e superação em Florianópolis. Conhecido em toda a cidade, ingressou na vida pública como estagiário no Procon Municipal, depois, foi diretor do órgão e se elegeu vereador pela primeira vez em 2016, conquistando a reeleição em 2018. A administração municipal deseja força aos familiares e amigos e decreta luto oficial de sete dias na cidade.”