Morreu na madrugada desta segunda-feira (23), aos 66 anos, o guitarrista pernambucano, Paulo Rafael, parceiro musical de Alceu Valença há mais de 40 anos. Ele lutava contra um câncer no fígado.
Um dos maiores instrumentistas do Brasil, o artista era natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco e um dos fundadores da banda pernambucana Ave Sangria. As informações são do site Rádio Jornal Pernambuco. Paulo Rafael foi um dos protagonistas do rock psicodélico de Pernambuco, conhecido como Udigrudi, surgido na primeira metade dos anos 1970.
O velório de Paulo Rafael acontece nesta terça-feira (24) no Cemitério da Penitência, das 8h até as 11h15, e a cerimônia de cremação do corpo do guitarrista está prevista para ocorrer às 13h15, no Rio de Janeiro.
Parceria com Alceu Valença
Um dos últimos trabalhos de Paulo Rafael, que também era produtor musical, foi ao lado de Alceu Valença. De acordo com o crítico musical Mauro Ferreira, no álbum Rafael acompanha Alceu alternando entre guitarra e violão nas faixas. O duo entre os pernambucanos ainda é inédito.
Ave Sangria
Ave de Sangria foi um conjunto musical brasileiro de rock psicodélico, que se tornou um dos principais expoentes da cena musical psicodélica pernambucana dos anos 1970.
O grupo era inicialmente chamado de Tamarineira Village (em referência ao Greenwich Village de Nova York e ao bairro da Zona Norte do Recife), mas mudou de nome por sugestão de uma cigana que os integrantes conheceram no interior da Paraíba.
As últimas performances da Ave Sangria aconteceram em 1974. No entanto, em 2019, o grupo voltou ao mercado fonográfico com o álbum Vendavais, disco que contava com três integrantes da formação original: Almir, Marco Pólo e Paulo Rafael.