Um dos mortos na tragédia dos deslizamentos de terra ocorrida no último fim de semana no Litoral Norte de São Paulo foi Douglas Milcheski, um jovem catarinense de 18 anos. Até a última quarta-feira (22), o número de mortes confirmadas ultrapassava 40.
Douglas era natural de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, mas estava morando na Praia da Baleia, em São Sebastião, a cidade mais afetada pelo desastre.
A família de Douglas confirmou as informações ao AN. Ele vivia há quatro meses no local, para onde se mudou após completar a maioridade, a convite de sua irmã mais velha, que já morava na cidade paulista há um ano. A irmã trabalhava na casa de uma dona de escola, onde o jovem atuava como monitor de crianças.
No domingo (19), durante o deslizamento, a casa em que Douglas dormia foi soterrada. Ele estava sozinho, pois sua irmã havia se deslocado de carro pouco antes até o Centro de São Sebastião, para levar uma colega de trabalho cozinheira para a casa. Quando sua irmã tentou retornar, encontrou a estrada interditada pelas quedas de barreira.
Apesar de manter a esperança de que o jovem pudesse ter sobrevivido, a família recebeu a confirmação de sua morte na segunda-feira (20). Desde então, os parentes de Canoinhas, que vivem em uma comunidade agrícola chamada Lageado, aguardam a chegada do corpo de Douglas para o velório e o sepultamento.
Devido às condições caóticas ainda existentes em São Sebastião, a demora no transporte do corpo tem sido significativa. Quando receberam a liberação do corpo, a irmã de Douglas não conseguia chegar ao local onde ele estava, já que as estradas ainda estavam interditas. O grande número de turistas na região, decorrente do feriado de Carnaval, também tem limitado recursos, como a possibilidade de fretar voos de helicóptero.
Os familiares e amigos de Douglas prestaram homenagens a ele nas redes sociais, e uma pessoa próxima relatou que ele será lembrado como um jovem alegre e cheio de sonhos. O corpo do jovem chegou à funerária nesta quarta-feira (22) e está previsto para chegar a Lageado nesta quinta-feira (23).