keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Morte de adolescente em SP não tem relação com vacina, diz Anvisa

O óbito foi atribuído pela pasta a uma doença autoimune chamada púrpura trombótica trombocitopênica (PTT)

X
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Siga-nos no google-news

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta segunda-feira (20) que recebeu informações “consistentes e bem documentadas” do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo que comprovam que não há relação entre a morte de uma adolescente e a vacina contra a Covid-19 recebida por ela. O caso foi usado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na semana passada para atacar os estados que haviam iniciado a imunização deste público. 

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, a jovem morreu sete dias após ter recebido uma dose da Pfizer, que está autorizada pela Anvisa para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos. O óbito foi atribuído pela pasta a uma doença autoimune chamada púrpura trombótica trombocitopênica (PTT).

“O relatório de investigação elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo foi recebido pela Agência na noite deste domingo, 19 de setembro, contendo detalhes de todo o processo de avaliação que concluiu não ser possível atribuir diretamente o óbito à vacinação”, informou a Anvisa em nota.

A agência notificará a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as investigações para avaliação quanto a qualquer possível sinal de segurança. Por fim, a Anvisa afirmou manter sua posição acerca dos benefícios das vacinas e de sua importância no combate à pandemia.

“O relatório de investigação elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo foi recebido pela agência na noite deste domingo, 19 de setembro, contendo detalhes de todo o processo de avaliação que concluiu não ser possível atribuir diretamente o óbito à vacinação”, informou a Anvisa em nota.

O caso virou polêmica após a fala do ministro. Além do óbito, Queiroga também falou sobre adolescentes que receberam vacinas não autorizadas e acusou estados e municípios. As manifestações repercutiram de maneira negativa em Santa Catarina.  

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Famosos

Florianópolis vai receber Ronaldinho Gaúcho para Jogo das Estrelas

O jogo vai ocorrer em 19 de maio no Estádio Orlando Scarpelli; confira ingressos

Segurança

Polícia conclui caso de execução de jovem em Biguaçu e indicia dois suspeitos

A dupla já estava presa por outros crimes; o jovem morreu em fevereiro