keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Motorista de aplicativo se recusa a levar cego com cão-guia em Itapema

O direito de acesso dos deficiente visuais com cães-guia em todos os espaços públicos e privados é garantido por lei federal

motorista aplicativo cego cão-guia X
Foto: Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no google-news

Um morador de Itapema, Marcos Hoeschl, passou por uma situação constrangedora na noite de segunda-feira (3) ao tentar utilizar um carro de aplicativo com seu cão-guia, uma labradora preta chamada Dubai, que o auxilia a enxergar. Segundo relatos, Hoeschl foi impedido de entrar no veículo pelo motorista por estar com o animal, gerando revolta e indignação.

De acordo com a legislação brasileira, é um direito do deficiente visual ter o acompanhamento de seu cão-guia em todos os estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, incluindo carros de aplicativo. Os cães-guia são fundamentais para proporcionar independência e qualidade de vida aos deficientes visuais, permitindo que possam se deslocar com segurança e autonomia.

Marcos Hoeschl afirma ter tentado argumentar com o motorista, mas sem sucesso. Sentindo-se discriminado e lesado em seus direitos, ele anunciou que entrará com um processo, uma vez que o motorista cometeu um crime. Infelizmente, essa não é a primeira vez que situações como esta acontecem com usuários de cães-guia, não só em carros de aplicativo, mas também em estabelecimentos comerciais e até mesmo na praia.

A Lei Federal 11.126/05 garante o direito de acesso dos deficientes visuais aos cães-guia em todos os espaços públicos e privados de uso coletivo. A recusa do motorista em aceitar o cão-guia configura uma infração que pode resultar em penalidades. É importante ressaltar que o cão-guia não é um animal de estimação, mas sim um auxiliar técnico para pessoas com deficiência visual, e deve ser respeitado como tal.

Em entrevista, Marcos Hoeschl pediu por mais empatia, não só por parte dos motoristas, como da população em geral, para que situações como esta não se repitam. Ele destaca a importância de conscientização e respeito aos direitos dos deficientes visuais e seus cães-guia.

É importante lembrar também que os cães-guia estão trabalhando e não devem ser tocados ou interagidos quando estiverem utilizando seus coletes de trabalho. Dubai, a cão-guia de Marcos, foi socializada, treinada e fornecida pela Escola Helen Keller, em Balneário Camboriú. A missão da escola, assim como dos cães-guia, é de grande importância e deve ser respeitada por toda a população.

Helen Keller

A missão da escola, assim como dos cães-guia, é muito nobre. A Escola Helen Keller, localizada em Balneário Camboriú, tem uma missão nobre: treinar cães para apoio, saúde e inclusão social. Além dos cães-guia, a escola também treina cães de apoio emocional, de terapia assistida e de companhia. A iniciativa busca ajudar pessoas com deficiência visual e outras necessidades especiais a terem mais independência, segurança e qualidade de vida. O trabalho da escola é fundamental para promover a inclusão e garantir os direitos dessas pessoas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para se deslocar e realizar tarefas cotidianas.

Conheça a história de Marcos

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Motorista morre em grave acidente entre carretas na BR-282 em SC

Um grave acidente envolvendo duas carretas matou um motorista na tarde desta segunda-feira (17) na BR-282, entre Alfredo Wagner e Bom Retiro, em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e o SAMU foram […]

Segurança

Corpo de turista argentino desaparecido é encontrado em SC

Federico Bruni estava às margens de um rio em São Bonifácio

Segurança

Queda de avião na Filadélfia matou os seis ocupantes, diz prefeitura

Vítimas eram mexicanas; aeronave caiu minutos após a decolagem

Segurança

Entre o fim de 2024 e primeiras horas de 2025, cinco mulheres foram agredidas no Litoral Norte de SC

Agressão foram registrados em Itajaí, Balneário Camboriú, Penha, Barra Velha e Porto Belo

Mais notícias

Animal

Fort Atacadista inaugura loja em Penha com doação para causa animal

Inauguração contou com doação para o Projeto Adote Penha, que promove a castração e adoção de animais abandonados na cidade

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país