Na última quinta-feira (15), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) renovaram o convênio de cooperação técnica que garante a continuidade das operações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) no estado. Este acordo, que já dura mais de duas décadas, é essencial para o combate ao crime organizado em Santa Catarina e agora também se estenderá ao enfrentamento da criminalidade cibernética.
O GAECO, uma força-tarefa composta por diversas instituições, incluindo a PRF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Receita Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar, atua na identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas. A parceria tem sido fundamental para a prisão de quadrilhas e a desarticulação de facções no estado.
O coordenador estadual do GAECO, Promotor de Justiça Marcio Cota, destacou o pioneirismo e o sucesso do modelo catarinense, que serve de referência para outros estados brasileiros. “Fomos pioneiros nessa parceria e hoje Santa Catarina é referência para o Brasil”, afirma.