Uma mulher foi condenada por maus-tratos após enforcar um filhote de pastor alemão em uma árvore em seu quintal, na cidade de Papanduva, em 2021. A Polícia Militar foi chamada ao local e encontrou o animal preso em uma reação de medo. Vizinhos relataram que a mulher havia tentado enforcar o cão com uma corrente.
No julgamento, seis testemunhas e a ex-tutora foram ouvidas. Uma vizinha confirmou as agressões, junto de outras duas pessoas. Um policial que atendeu ao chamado relatou ter visto um vídeo com o cachorro pendurado na árvore, enquanto outro oficial, com curso de adestramento, afirmou que o cão estava com medo.
A mulher admitiu ter pendurado o filhote e justificou que estava nervosa porque o animal havia estragado algumas plantas. Ela foi condenada a dois anos de reclusão em regime inicial aberto, além de ter que pagar 10 dias-multa. No entanto, a pena será substituída pela prestação de serviços à comunidade e uma multa de um salário mínimo. Desde a denúncia, o animal está sob outros cuidados.