keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Município de Luiz Alves busca reconhecimento nacional para cachaça e banana

Em Santa Catarina, apenas duas regiões possuem o registro de Indicação Geográfica

X
Siga-nos no google-news

O município de Luiz Alves ganhará destaque nacional com a Indicação Geográfica (IG) de dois produtos produzidos na cidade. A busca pelo selo diz respeito a dois produtos: banana e cachaça. O processo para esse reconhecimento, que atesta a qualidade e reputação do produto associado ao meio geográfico de produção, já está em andamento liderado pelo Sebrae/SC, Prefeitura Municipal, Associação de Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) e Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves (APCALA).Na próxima terça-feira, 4, haverá reunião das lideranças e produtores logo após um dia de visitas pelos bananais. Na quarta-feira, 5, a reunião acontece com os produtores de cachaça.

A Indicação Geográfica  tem o objetivo de apontar a origem geográfica de um produto, que apresenta uma reputação ou qualidade única, atribuída aos recursos naturais como solo, vegetação, clima e os recursos humanos como a organização da cadeia produtiva, a cultura e o saber fazer. Esse reconhecimento pode ser realizado em uma das duas formas de registro: a Indicação de Procedência (I.P), quando o nome geográfico da região o tenha tornado conhecido pela produção ou a Denominação de Origem (D.O), que utiliza o nome geográfico identificando o produto por suas características exclusivamente relacionadas ao meio geográfico, por fatores naturais e humanos.

A Indicação Geográfica é mundialmente conhecida e registrou o “Vinho do Porto”, de Portugal e a “Champagne”, da região de Champagne, na França. Em Santa Catarina, apenas duas regiões possuem o registro de Indicação Geográfica: o Vinho Goethe, por Indicação de Procedência (I.P), que produz mais de 100 mil litros por ano na região de Urussanga, e a Banana de Corupá, por Denominação de Origem (D.O), com produção de 155 mil toneladas por ano. A expectativa é de que mais oito produtos sejam reconhecidos no estado com o selo de indicação geográfica, incluindo a Banana e Cachaça de Luiz Alves.

Com produção anual de 124 mil toneladas, a banana “in natura” em Luiz Alves é cultivada em uma área de 4 mil hectares por aproximadamente 400 produtores, dos quais 230 são associados à Associação de Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) e 170 outros pequenos produtores não associados. Na região se produz ainda derivados como doces, desidratados e chips. O selo de Indicação Geográfica (IG) da banana irá melhorar a organização da cadeia produtiva, fortalecer o associativismo, proteger o produtor com direito ao uso da IG e controlar o produto contra falsificações, ajudar a desenvolver novos mercados, fortalecer o produto e o território, além de desenvolver novos ativos econômicos no entorno da cadeia produtiva, como turismo, outras indústrias e produtos derivados.

Já a cachaça de melado de cana, do tipo branca (não envelhecida) e ouro (envelhecida em barricas de madeiras), é produzida em nove alambiques no município e conta com a produção de 80 mil litros por ano por produtor, chegando a uma produção total próxima de um milhão de litros. Com a Indicação Geográfica (IG), o produtor passa a ser protegido e o produto passa a ter proteção contra falsificações, fortalece o associativismo e renome já conquistado no mercado, integra os demais negócios locais, com agregação de valor abre novas oportunidades e amplia os mercados, além de promover o turismo com o fortalecimento da “Rota da Cachaça de Luiz Alves”.

Para o Prefeito Marcos Pedro Veber, a cidade de Luiz Alves já é reconhecida pela qualidade de suas cachaças e bananas. “Carregamos orgulhosamente o título de Terra da Cachaça. Temos produtos únicos com características exclusivas em nosso Município, que nos projetam nacional e internacionalmente através de premiações importantes destes setores. A Identificação Geográfica vem para reconhecer todo trabalho e organização de nossos produtores e empresários destas duas cadeias produtiva, que ao longo dos anos nos tornaram referência nestes dois segmentos. Além disso, garantirá aos consumidores a segurança de consumir um produto genuinamente luizalvense de qualidade e tradição”, destaca.

Segundo o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, esse é um trabalho que reconhece os produtos que são referência na região. “Nosso objetivo é preparar o município para receber a indicação geográfica até o final de 2020, para que o mercado saiba que a banana e a cachaça produzidas em Luiz Alves são de alta qualidade e diferenciadas”, ressalta.

 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Onde está o Papai Noel? Acompanhe a jornada do bom velhinho em tempo real

Serviço de rastreio mostra onde ele está e quantos presentes foram entregues

Geral

Fort Atacadista amplia horário de atendimento no litoral catarinense durante a alta temporada

Lojas de Florianópolis, Balneário Camboriú, Barra Velha, Navegantes e Porto Belo funcionarão em horário especial durante o fim de ano e início de 2025; veja quais são

Geral

Urbano Alimentos aposta em influenciadores para divulgar novo macarrão inspirado no filme Rei Leão

23 criadores de conteúdo receberam press-kits exclusivos para promover o lançamento do macarrão em formato da família Rei Leão, parte da linha Zero Glúten Kids

Eventos, Geral

Noha lança nova coleção de verão em Balneário Camboriú

Badalado coquetel de lançamento movimentou a loja no Balneário Shopping

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil de SC encerra 2024 com mais de 30 operações contra a corrupção

Ações envolveram cinco estados, resultando em 48 prisões e bloqueio de R$ 22 milhões