keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

X
Foto: Divulgação Cidasc

A Cidasc de Tubarão confirmou um novo caso de Raiva na Barra do Norte em Tubarão, e realizou coleta de amostras para análises de outros animais suspeitos nos municípios São Ludgero e Pedras Grandes. Por este motivo, a Cidasc lançou um alerta para toda região pedindo que os pecuaristas e agricultores vacinem seus rebanhos, lembrando que aqueles animais que estão sendo vacinados pela primeira vez, devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira vacinação. A intenção é conter e evitar novos focos da doença.

O Produtor deve ficar atento aos sintomas que os animais apresentam, tais como: dificuldade de caminhar, salivação excessiva e paralisia. Em casos suspeitos, procure orientação de um médico veterinário e comunique o fato no escritório da Cidasc mais próximo. A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Segundo a Médica Veterinária e Gestora Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc, Angela Zimmermann, os agricultores precisam tomar cuidado, “a raiva é fatal, os animais infectados acabam morrendo, não existe tratamento. Não existe vacina curativa, somente preventiva. As pessoas que tiveram contato com animais suspeitos precisam procurar a unidade de saúde para buscar orientações e verificar a necessidade de aplicação de protocolo de pós-exposição”, orienta a médica veterinária.

Segundo Angela Zimmermann, a região é endêmica para morcegos hematófagos, principalmente devido à topografia. A ação da Cidasc na propriedade é a colheita de amostra quando tiver algum animal suspeito, além da orientação para os produtores, uma vez que o programa nacional de controle da raiva dos herbívoros, que está passando por uma reformulação, encontra-se suspenso para o controle de morcegos hematófagos.

Com isso, a orientação é trabalhar fortemente na vigilância e educação sanitária, para identificação de todos os casos suspeitos e orientação para a vacinação dos animais.

Fonte: Clicsc

Geral

Recepcionista da Prefeitura de Tijucas é pedida em namoro com faixa e buquê de flores no trabalho

O clima foi de romance no amanhecer de terça-feira (22) no paço municipal da Prefeitura de Tijucas. Enquanto trabalhava, a recepcionista Thayrinne Passos foi surpreendida no trabalho por um pedido de namoro inusitado! O pretendente […]

Geral

UniAvan participa da próxima edição da ExpoeduVirtual Internacional Brasil 2021

Todos os alunos podem participar gratuitamente do evento que será 100% on-line

Geral

Raro gamba albino é resgatado em Porto Belo

O Gambá albino está sendo acompanhado pelo biólogo e pela Veterinária do GOR

Geral

Após um ano do julgamento dos royalties no STF, SC ainda trava luta judicial por recursos

O indicativo de receber R$ 300 milhões correspondia apenas aos valores depositados ao Paraná, com correção monetária, mas sem juros.

Geral

Tribunal do Júri condena três integrantes de facção criminosa que decapitaram rival e filmaram o crime em SC

Após matar a vítima, o grupo decapitou e enterrou o corpo na tentativa de ocultar o crime. O cadáver só foi encontrado no dia 30 de janeiro de 2019.

Mais notícias

Segurança

Homem morre eletrocutado tentando furtar fio elétrico em Itajaí

Para derrubar a fiação, que fica a uma altura de aproximadamente quatro metros, ele usou um pedaço de madeira com um cano com uma serra na ponta