keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

X
Foto: Divulgação Cidasc
Siga-nos no google-news

A Cidasc de Tubarão confirmou um novo caso de Raiva na Barra do Norte em Tubarão, e realizou coleta de amostras para análises de outros animais suspeitos nos municípios São Ludgero e Pedras Grandes. Por este motivo, a Cidasc lançou um alerta para toda região pedindo que os pecuaristas e agricultores vacinem seus rebanhos, lembrando que aqueles animais que estão sendo vacinados pela primeira vez, devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira vacinação. A intenção é conter e evitar novos focos da doença.

O Produtor deve ficar atento aos sintomas que os animais apresentam, tais como: dificuldade de caminhar, salivação excessiva e paralisia. Em casos suspeitos, procure orientação de um médico veterinário e comunique o fato no escritório da Cidasc mais próximo. A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Segundo a Médica Veterinária e Gestora Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc, Angela Zimmermann, os agricultores precisam tomar cuidado, “a raiva é fatal, os animais infectados acabam morrendo, não existe tratamento. Não existe vacina curativa, somente preventiva. As pessoas que tiveram contato com animais suspeitos precisam procurar a unidade de saúde para buscar orientações e verificar a necessidade de aplicação de protocolo de pós-exposição”, orienta a médica veterinária.

Segundo Angela Zimmermann, a região é endêmica para morcegos hematófagos, principalmente devido à topografia. A ação da Cidasc na propriedade é a colheita de amostra quando tiver algum animal suspeito, além da orientação para os produtores, uma vez que o programa nacional de controle da raiva dos herbívoros, que está passando por uma reformulação, encontra-se suspenso para o controle de morcegos hematófagos.

Com isso, a orientação é trabalhar fortemente na vigilância e educação sanitária, para identificação de todos os casos suspeitos e orientação para a vacinação dos animais.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Semana Santa: Saiba o que fazer e onde comer no feriadão de Páscoa em Florianópolis

Menus especiais de frutos do mar, ovos de Páscoa, brincadeiras infantis, shows musicais. De Norte ao Sul da Ilha, confira algumas opções de programação para toda família

Geral

Veja sobre o Submarino Tonelero será lançado ao mar hoje

Após o lançamento ao mar, a embarcação passará por uma série de testes para avaliação de seus sistemas de combate, navegação e estabilidade em alto mar

Geral

Moradores de Barra Velha vão receber sardinha de graça na véspera de Sexta-feira Santa

Serão distribuídas gratuitamente 5 toneladas de sardinha congelada

Geral

Sucuri de sete metros que foi gravada com holandês é encontrada morta

A serpente foi localizada com seu corpo significativamente inchado; ela era protagonista de diversos documentários

Geral

Fruki Bebidas lança guaraná de 3 litros e novos sabores de MiniFruki

As novidades vão ao encontro de tendências de mercado que apontam tanto para ocasiões de consumo compartilhado quanto individual

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Balneário Camboriú terá 90% de ocupação hoteleira durante o feriado de Páscoa

Os restaurantes da cidade também devem registrar um crescimento na movimentação de clientes

Infraestrutura

Reparo em adutora irá afetar trânsito e abastecimento de água de Porto Belo

As obras serão realizadas na noite desta quarta-feira (27) e durante a madrugada