O poeta itajaiense Marcos Konder Reis completaria 95 anos em dezembro e para celebrar a data, o Museu Histórico de Itajaí apresenta novas exposições dedicadas ao escritor. As mostras abrem para visitação nesta sexta-feira (15), dia do nascimento do poeta, às 19h.
Uma das salas do Museu já é dedicada ao poeta. Como parte da homenagem, a exposição ganhará novos objetos, mostrando mais da personalidade e do cotidiano de Marcos Konder Reis. Outro destaque é a Sala de Artes, que receberá obras que eram do acervo pessoal do poeta, assinadas por vários artistas de destaque como Athos Bulcão e Guilherme de Faria.
De acordo com a diretora do Museu Histórico de Itajaí, Evelise Moraes Ribas, o poeta Marcos Konder Reis é o principal representante do município na cena literária nacional. “Sua vida e obra merecem ser conhecidas pelo comunidade itajaiense, pela forma que ele amava Itajaí e pela força da sua poesia”, opina.
Marcos José Konder Reis nasceu em Itajaí em 15 de dezembro de 1922 e faleceu no Rio de Janeiro em 2011. Após sua morte, parte de seus objetos pessoais, acervo de arte, manuscritos, cartas, livros, foram doados à Fundação Genésio Miranda Lins para preservação e estão sob responsabilidade dos departamentos técnicos do Museu e Arquivo Histórico de Itajaí.
“Tempo e Milagre” foi o primeiro livro publicado pelo poeta itajaiense, em 1944. Ele recebeu o prêmio Golfinho de Ouro de Literatura com o livro de crônicas “O Caminho das Pandorgas” (1972) e as últimas publicações de Marcos Konder Reis foram O Vagabundo Iluminado (1986), Brasil Quando José (1988) e Três Partituras (1988).
Ao lado de Paulo Mendes Campos, Ledo Ivo e João Cabral de Melo Neto, o poeta itajaiense pertenceu à “Geração de 1945”, ligada ao modernismo.
As exposições
Sala do Poeta e Sala de Artes – Piso superior do Museu Histórico de Itajaí
Abertura: 15 de dezembro de 2017 – 19h.
Visitação: de terça a sexta das 13h às 18h30 / Sábados das 10h às 15h