Por volta das 23h desta segunda-feira (27), uma operação conjunta foi realizada na SC-418, em Campo Alegre. Durante a abordagem aleatória de um veículo Fiat/Siena conduzido por um homem, o Canil Setorial do 23° Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul utilizou cães farejadores para auxiliar na busca. Os animais detectaram uma mala de viagem suspeita, que foi inspecionada e encontrada contendo vários tijolos de maconha, com peso total de 5,906 kg.
Além disso, durante a busca no veículo, os cães também indicaram a presença de um cigarro de maconha e uma embalagem contendo 100 gramas de haxixe no porta-luvas.
A esposa do motorista e seu filho de seis anos estavam no veículo como passageiros. O homem assumiu a posse da droga e afirmou que sua esposa estava na casa da sogra, em Barra Velha, e não tinha conhecimento do ocorrido.
É importante destacar que durante a operação, quando os cães identificaram a droga, o homem jogou seu celular no chão e o quebrou, além de resistir à prisão, sendo necessário o uso de algemas e a intervenção de vários policiais. Ele foi conduzido à Delegacia de São Bento do Sul.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas