keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

NASA divulga imagem de satélite que mostra o avanço do El Niño

Segundo a NASA, El Niño pode causar eventos extremos

Imagem mostra satelite X
Siga-nos no google-news

A agência espacial americana, NASA, alerta para o início de um evento climático potencialmente poderoso, um “Super” El Niño. Este fenômeno tem o potencial de impactar significativamente o clima global. Na quarta-feira (21), a NASA divulgou uma imagem de satélite, capturada entre 1 e 10 de junho, que revela a aproximação deste evento. A imagem ilustra o Oceano Pacífico, com destaque para as anomalias na altura do nível do mar.

O El Niño, um fenômeno que ocorre quando há um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, tem impactos climáticos significativos em todo o mundo, causando alterações em padrões climáticos e eventos extremos, como inundações, secas e tempestades intensas.

Um “Super” El Niño, devido à sua intensidade esperada, pode levar a mudanças climáticas mais profundas e duradouras. O monitoramento contínuo deste evento pela NASA e outras organizações de pesquisa global é fundamental para preparar e responder adequadamente a essas alterações climáticas.

De acordo com a agência, os pesquisadores identificaram uma conexão significativa entre os episódios de El Niño e as alterações no clima e na cobertura de gelo marinho ao redor da Antártica. Essa descoberta reforça o impacto global deste fenômeno, que vai além do simples aquecimento das águas do Pacífico, influenciando o clima mundial e causando eventos extremos como furacões no Atlântico e ciclones no Pacífico.

Os dados mais recentes do satélite americano-europeu Sentinel-6 Michael Freilich fornecem indicativos preliminares de um El Niño em desenvolvimento no Oceano Pacífico equatorial. As imagens capturadas pelo satélite mostram a formação de ondas de centenas de quilômetros de largura, se movendo de oeste para leste ao longo do equador em direção à costa oeste da América do Sul.

Quando essas ondas, conhecidas como ondas Kelvin, se formam no equador, transportam água quente do Pacífico ocidental para o Pacífico oriental, aumentando os níveis do mar. Segundo os cientistas, a água se expande quando aquece, fazendo com que o nível do mar seja mais elevado em áreas com água mais quente.

“Estaremos observando este El Niño como um falcão”, afirmou Josh Willis, cientista do projeto Sentinel-6 Michael Freilich no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. Ele adverte que se o El Niño se intensificar, o mundo poderá testemunhar um recorde de aquecimento.

Estas descobertas apontam para a necessidade de um monitoramento contínuo dos fenômenos climáticos e um entendimento mais profundo de como eles afetam nosso clima global. Com o avanço das tecnologias de observação e previsão, a NASA e outros órgãos de pesquisa continuarão a fornecer informações valiosas para orientar as respostas globais às mudanças climáticas.

El Niño em Santa Catarina

O fenômeno climático conhecido como El Niño, pode causar mudanças significativas no clima de inverno de Santa Catarina. Segundo previsões do Climatempo, o El Niño deve trazer um aumento no volume de chuvas para a região Sul, bem como uma maior atuação de frentes frias, começando já em julho.

A Defesa Civil de Santa Catarina corrobora essas previsões, indicando uma tendência para chuvas dentro ou acima da média nos meses de julho e agosto. Durante esse período, acredita-se que o El Niño começará a influenciar o padrão de precipitação do Estado.

Contrariamente a outros anos, espera-se que haja menos massas de ar frio atuando em Santa Catarina. No entanto, a Defesa Civil alerta que isso não elimina a possibilidade de episódios de frio intenso, incluindo geadas e precipitação invernal.

“Os eventos de frio deverão ocorrer, mas não serão duradouros”, explica a Defesa Civil em seu site oficial, destacando a importância de se preparar para essas mudanças climáticas iminentes. A observação e análise contínua do El Niño permitirão uma melhor compreensão e gestão dos seus impactos em Santa Catarina.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Tempo

Ciclone extratropical deixa Santa Catarina em alerta para temporais

A previsão é de que o ciclone se intensifique a partir de quinta-feira (21)

Tempo

SC deve ter uma quarta-feira ensolarada

O clima segue estável até sexta-feira (15)

Tempo

Quarta-feira será marcada por temporais, alerta a Defesa Civil

Frente fria pode trazer granizo e ventos fortes nesta quarta

Tempo

Santa Catarina terá uma semana de contrastes no clima

Estado deve enfrentar nevoeiro, calor intenso e até granizo

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas