keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Navegantes reinaugura Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

O prefeito Liba Fronza, mencionou na reinauguração, que a entrega das obras da gruta foi um passo muito importante para atender os turistas e fiéis, afinal trata-se de um espaço cultural, religioso e ambiental

X
Divulgação

A comunidade de Pedreiras e autoridades municipais participaram da reinauguração da tradicional Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe. A entrega dessa obra contempla a revitalização de todos os acessos da gruta, desde a escadaria ao templo religioso.

Os recursos para a revitalização da gruta foram por meio da compensação ambiental da Portonave e contou com a participação do Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes (CONGEPAN).

O prefeito Liba Fronza, mencionou na reinauguração, que a entrega das obras da gruta foi um passo muito importante para atender os turistas e fiéis, afinal trata-se de um espaço cultural, religioso e ambiental. Na ocasião, o prefeito falou sobre o planejamento estratégico para um novo investimento para o Parque Ambiental, com uma sede e um sistema de trilhas.

“Nos últimos anos, a gruta foi alvo de vandalismo com incêndio criminoso. Hoje, totalmente recuperada e com acessibilidade, a Gruta ficou mais acolhedora e segura, com câmeras de segurança e sistema de 24 horas com botão de emergência e sistema de voz para recados em tempo real”, destacou o prefeito.

De acordo com o Superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, os recursos para a obras de revitalização da gruta foi junto à Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que analisou todos os pedidos de Compensação Ambiental para as Unidades de Conservação.

“A Gruta Nossa Senhora do Guadalupe faz parte da Unidade de Conservação, cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que é o Parque Natural Municipal de Navegantes, sendo a gruta um atrativo que se encontra dentro da poligonal do parque.”

Sobre a Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

Localizada no bairro Pedreiras, com entrada principal pela BR 470, a Gruta em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe possui altar com imagens religiosas e fonte de água natural. A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe teve início no México, em 1.531 e se espalhou rapidamente por toda a América Latina. A Santa é muito invocada entre aqueles que sofrem de doenças nos olhos.

Fonte: Clicsc

Geral

Âncora da CNN comete gafe e fala palavrão ao vivo; Veja o vídeo

Internautas não perdoaram e vídeo viralizou na web

Geral

Fort Atacadista dá dicas para Arraiá em casa

Para ajudar os catarinenses a caprichar no cardápio, o Fort Atacadista de Chapecó separou algumas dicas indispensáveis para garantir as festanças neste fim de semana

Geral

Porto Belo Outlet Premium promove campanha com até 80% de desconto no segmento kids

A ação é uma oportunidade para moradores e visitantes da região aproveitarem a ação de desconto sobre desconto

Geral

Comerciante pagará R$ 1,1 milhão por uso indevido e sem licença de software

Na sentença, a magistrada destaca que a violação dos direitos autorais ficou evidenciada

Geral

Quem tiver interesse em trabalhar nas Eleições 2022 em SC já pode se inscrever no Portal do Mesário

Para gerenciar as eleições brasileiras, a Justiça Eleitoral conta com o indispensável apoio das mesárias e dos mesários. A cada dois anos, milhares de pessoas são convocadas ou se voluntariam para trabalham nas mesas receptoras […]

Mais notícias

Geral

Âncora da CNN comete gafe e fala palavrão ao vivo; Veja o vídeo

Internautas não perdoaram e vídeo viralizou na web

Segurança

Homem descumpre medida protetiva contra ex-mulher e acaba preso em Gaspar

Ela possuía medida protetiva de afastamento e proibição de manter contato desde o ano passado