keyboard_backspace

Página Inicial

Eleições

Neste sábado acontece o sorteio das urnas a serem auditadas no 2º turno

Teste de Integridade é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002

X
Siga-nos no google-news

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais também serão realizados no segundo turno. Neste sábado (29), véspera do pleito, serão sorteadas as seções eleitorais que terão as urnas submetidas às auditorias da votação eletrônica no domingo (30).  

O sorteio ocorre no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por entidades fiscalizadoras, partidos políticos e qualquer pessoa interessada. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina faz uso de sorteador eletrônico para escolher as 35 urnas, das quais 27 passarão pelo Teste de Integridade e oito pelo Teste de Autenticidade.

Entenda as auditorias

O Teste de Integridade é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contagem do voto pela urna eletrônica. O propósito é comprovar que o voto digitado é exatamente o que será contabilizado.

Para isso, no dia das eleições, as urnas sorteadas recebem os votos das cédulas de papel preenchidas previamente por estudantes de escolas selecionadas, em quantidade equivalente entre 75% e 82% do número de eleitores registrados na respectiva seção eleitoral. Cada voto é digitado na urna e lançado no sistema de acompanhamento para registro informatizado da votação, num ambiente monitorado.

Ao final, é feita a comparação entre os resultados obtidos na votação em papel, no boletim de urna e no sistema de apoio à auditoria. A conformidade entre os resultados comprova efetivamente que os votos recebidos são os votos computados.

Esse procedimento será realizado em 25 urnas na Alesc e em duas na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis. O teste na escola contará com o uso da biometria de eleitores voluntários, conforme orienta o projeto-piloto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano.

Já o Teste de Autenticidade consiste em verificar se os sistemas contidos na urna estão íntegros e são os oficiais da Justiça Eleitoral. Ele ocorre na própria seção eleitoral sorteada para essa finalidade às 7h, antes do início da votação no dia do pleito. Essa auditoria também é pública e pode ser acompanhada por representantes da OAB, Ministério Público e partidos políticos, além de ser conduzida pela juíza ou juiz eleitoral responsável.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Eleições

Protestos bloqueiam rodovias em SC após resultado das eleições

Ao menos 20 pontos de interdição foram registrados na BR-101 e BR-470

Eleições

Presidente do TSE diz que operações da PRF não causaram nenhum prejuízo às Eleições 2022

Moraes afirmou que houve diminuição das filas de eleitores em relação ao primeiro turno

Eleições

Décio Lima diz que estar no 2º turno “representa uma vitória” após votar em Blumenau

O candidato petista estava acompanhado da esposa Ana Paula Lima, deputada federal eleita também pelo PT

Eleições

Voto impresso é usado em seção de cidade de SC após urna eletrônica falhar

Essa foi a única das 16,2 mil urnas espalhadas por Santa Catarina que teve de ser substituída pela cédula em papel

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física