keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Neta desenha no papel comandos do celular para avô de 88 anos aprender mandar áudios e mexer nos aplicativos

Neta desenhou as telas do celular no papel para ajudar o avô de 88 anos

X
Siga-nos no google-news

Desbloquear o celular com a digital, achar o aplicativo desejado, mandar a mensagem e bloquear o aparelho. Para muitas pessoas estas pode ser tarefas feitas centenas de vezes sem dificuldade. Porém, para o espanhol José Antônio, 88 anos, a tecnologia por vezes pode ser um grande desafio. Nesta última semana, a história de uma neta que desenhou de uma maneira bem fácil os caminhos para o seu avô acessar o celular, viralizou nas redes sociais.

Raphaela Martinez, 25 anos, decidiu facilitar a vida digital do avô ao ver as dificuldades que ele enfrentava. A jovem, que trabalha com canais digitais para bancos, passou a desenhar as telas do celular do seu José no papel para que ele não se esquecesse como acessar os aplicativos.

Em vídeo publicado no Canal do Youtube do Razões, a Rapha explicou que a grande vontade de seu avô é saber usar os aplicativos de banco, já que viu na TV que é possível acessar o extrato bancário pela telinha. “Fiquei me perguntando: ‘Vô, você adora dar uma saidinha para passear um pouco, né? Agora que já tomou a vacina, por que você quer ver o extrato no celular?’ […] Aí ele falou: ‘Eu quero ter as duas opções. Quando eu não quiser ir à agência, quero ver aqui em casa’.”

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

E com este diálogo, que aconteceu há poucas semanas, Rapha passou a sair de São Paulo (SP) e ir visitar o seu avô em Cotia (SP) rotineiramente para dar aulas de como usar seu celular. A neta, inclusive, já é chamada de professora pelo seu José. Vê se pode?!

Para entrar neste mundo digital, Rapha decidiu começar com o básico com o seu avô. Os primeiros desenhos ensinam o senhor José a desbloquear o celular, tirar fotos e encontrar suas fotografias.

O passo seguinte, segundo a neta, era ensinar a usar aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Seu José, além de mandar fotos de seus limões para toda a família, queria falar com os filhos e netos por mensagem. Foi aí que a Rapha percebeu mais um empecilho: o avô tem pouca sensibilidade nos dedos para digitar.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

“Meu avô era agricultor e não tem muita sensibilidade para clicar nos botões. Então, assim, imediatamente eu percebi que teria que ensiná-lo a mandar mensagens de áudio. Agora ele já manda mensagem para todo mundo.”

E se você pensa que o seu José manda só mensagens de bom dia igual muitos vovôs por aí, está enganado! O espanhol gosta de mandar seus áudios tirando sarros dos filhos e netos, inclusive, cobrando mais aulas da Rapha!

A história da Rapha e do seu José viralizou após uma publicação da jovem no LinkedIn ultrapassar as 15 mil reações. Com uma foto com um sorrisão tão grande desse vovô, seria impossível o post não fazer sucesso, né?!

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Cultura e Lazer

Memorial da Comunicação Catarinense tem projeto aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura

Recursos de R$ 548 mil serão captados em empresas, que poderão abater parte do ICMS devido para patrocinar esta ação cultural

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu