No último sábado (4), uma forte chuva atingiu o Vale do Itajaí, causando estragos em diversas cidades da região. Em Blumenau, a Defesa Civil registrou 38,8 milímetros de chuva entre 14h30 e 17h30. Quedas de árvores causaram transtornos em Pomerode e Apiúna.
Nas redes sociais, imagens mostraram uma lâmina de água na pista das ruas Araranguá e Prefeito Frederico Busch Junior, no bairro Garcia. A Defesa Civil de Blumenau atendeu 14 ocorrências, incluindo três casas e um apartamento inundados no bairro Água Verde.
Árvores caíram e atingiram estabelecimentos nas ruas Paris, na Itoupava Norte, e Marcelino Cardoso, no bairro Água Verde. O vento forte também destelhou quatro casas na rua Marmeleiros, no bairro Salto. Galhos de árvores foram removidos das ruas Presidente Arthur Bernardes, no bairro Itoupava Seca, e Avenida Lisboa, na Itoupava Norte.
Deslizamentos de terra foram registrados em várias ruas da cidade, mas não houve feridos. O AlertaBlu informou que a possibilidade de escorregamento de terra continua alta em algumas regiões da cidade, como Velha, Vila Nova, Itoupavas e Badenfurt.
Em Pomerode, os Bombeiros Voluntários atenderam cerca de cinco ocorrências de queda de árvores sobre vias públicas. As principais chamadas foram na SC-421, que liga Pomerode a Blumenau, e na rua Johann Strelow, no Centro.
Em Apiúna, na comunidade Subida, árvores derrubaram postes de energia na Estrada Geral, deixando os moradores sem luz. A energia elétrica foi restabelecida na manhã de domingo (5) pela Celesc.