Na última semana, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson de Andrade, anunciou que as obras de duplicação da BR-470 no viaduto do Badenfurt, em Blumenau, serão retomadas nos próximos dias.
A região é conhecida por ser o maior gargalo do trânsito regional, já que é o ponto de encontro da rodovia federal com o Complexo do Badenfurt e a SC-421, que dá acesso a Pomerode. Embora a notícia seja positiva, há alguns obstáculos a serem superados.
Andrade alertou que a comunidade precisará ter um pouco mais de paciência, já que antes de iniciar o trabalho pesado, a SCGás e a Celesc precisarão retirar as redes de gás e energia do caminho.
Enquanto isso, serão realizadas as sondagens ainda pendentes. Após isso, a prioridade será concluir as marginais para servirem de desvio, somente então os motoristas poderão começar a visualizar o viaduto em si. Andrade não mencionou prazos para a conclusão da obra.
A construção do viaduto sofreu atrasos, entre outros motivos, devido a uma mudança de projeto solicitada pela comunidade e à demora nas desapropriações necessárias para a realização da obra.
Com informações do colunista Evandro de Assis/NSC