domingo, 20 de outubro de 2019
47 99116-3294
Esportes

19/09/2019 ás 17h30

Redacao

Itajaí / SC

Piloto de Itapema sobe ao pódio da Copa Scherer 4x4 Carbon Free em Curitibanos
Lauro "Papael" Gomes conquistou o terceiro lugar ao lado do navegador de Gravataí, Thiago Silva
Piloto de Itapema sobe ao pódio da Copa Scherer 4x4 Carbon Free em Curitibanos
Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

A cidade de Curitibanos voltou a receber uma prova de rally regularidade com a realização da terceira etapa do ano da Copa Scherer 4x4 Carbon Free. O evento aconteceu no último sábado, dia 14 de setembro, e reuniu quase 30 duplas de competidores nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light. Entre os destaques desta edição, esteve o do piloto de Itapema, Lauro "Papael" Gomes, que conquistou o terceiro lugar na categoria Graduado ao lado do navegador de Gravataí (RS), Thiago Silva.


Depois de percorrerem duas etapas entre reflorestamentos e uma pista montada logo na largada, os competidores da Copa Scherer elegeram a prova de Curitibanos como a melhor da temporada do campeonato do Oeste Catarinense. Toda a programação do evento foi realizada no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, com recepção, largada, chegada, almoço e premiação organizados no local.


A prova montada pelo diretor técnico, Alexandre Rech, iniciou com zero quilômetro de deslocamento, em uma pista organizada em um loteamento próximo e em cima de um morro que fez os navegadores suarem frio logo após a largada. Na sequência da prova os competidores percorreram duas fazendas, passando por lindas paisagens em meio a lagos e reflorestamentos com muitas entradas escondidas, laços e altas médias de velocidade. "Curitibanos foi nada menos que a melhor etapa até aqui da Copa Scherer. Passamos em terrenos que proporcionavam pilotagem agressiva, pois além de bem limpos, não tinham pedras e nem erosões", ressalta o piloto campeão da Graduado, Leandro Riffel.


Itapema no pódio da Graduado


Para conquistar um lugar no pódio entre os competidores mais experientes da Copa Scherer 4x4 Carbon Free, o piloto de Itapema contou com a experiência do seu navegador que recém retornou da disputa do Sertões, o maior rally das américas. "A prova começou com 300 metros de deslocamento apenas, já em uma pistinha onde ficamos andando por dez minutos. Depois passamos por 30 quilômetros de deslocamento e enfrentamos 69 quilômetros de prova dentro de um reflorestamento com muitas ruas escondidas. Tínhamos que confiar muito no odômetro, onde bate a metragem entra, isso eu aprendi no Sertões. Era difícil até acreditar que era ali a entrada e a prova foi assim, com muitos laços bem elaborados, terreno seco e bom de andar. Se tivesse molhado seria impraticável, muito liso", detalha Thiago.


O piloto de Itapema lamentou um erro que o fez perder a prova e a chance de assumir a liderança da competição na classificação geral de pilotos. "Eu achei a prova uma das melhores que andei nos últimos anos, com médias altas como gosto e referências batendo certo. Só fiquei chateado comigo mesmo porque joguei fora a vitória. Na primeira etapa fiz tudo adiantado e acabei perdendo a posição por nove décimos. Podia ter assumido a liderança", comenta Papael.


Com os resultados computados até o momento, o piloto de Itapema é o segundo colocado na classificação geral da categoria Graduado, apenas 11 pontos atrás do líder. Já Thiago, como não participou de todas as provas da temporada, figura em terceiro lugar na classificação geral de navegadores, mas apenas a um ponto de diferença do segundo colocado. "Na primeira etapa da prova ficamos em terceiro e na segunda em segundo lugar por apenas nove décimos. Custamos a entrar na prova no início, largando em pegadinha de pista acabamos andando adiantados demais, o que no rally regularidade é muito prejudicial, mas fomos entrando no ritmo. A característica da prova da Copa Scherer é raid, nada de estrada, são trilhas, laços e muita velocidade", ressalta o navegador de Gravataí.  


A próxima prova da Copa Scherer 4x4 Carbon Free acontece no dia 19 de outubro na cidade de Caçador. As inscrições são realizadas através do site oficial no endereço www.copascherer4x4.com.br.


Compromisso ambiental


A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.


Calendário 2019


25 de maio | Joaçaba
10 de agosto | Fraiburgo
14 de setembro | Curitibanos
19 de outubro | Caçador
23 de novembro | Final à definir


Acompanhe a Copa Scherer!


Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4x4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova. A competição também conta com Canal no YouTube, acesse e assista nossas aventuras.


A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4x4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Salgadinhos STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria. A etapa local conta com apoio de Prefeitura de Curitibanos e Jeep Clube Curitibanos

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados