keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Nova dupla de busca e salvamento reforça Corpo de Bombeiros na região do Litoral Norte

A partir de agora, a qualquer momento o soldado Amorim e a Moana podem ser acionados para auxiliar a quem precisa e não apenas para atender a Itajaí e região.

X
Foto: CBMSC

Depois de perder o pequeno filhote Bob para uma convulsão, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina vai poder virar a página com um reforço na equipe. Nesta semana aconteceu a aprovação do soldado Thiago Amorim e a cadela Moana. A dupla formará o mais novo binômio do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itajaí.

Moana passou a fazer parte da corporação em 2019, mas será apenas em 2021 que poderá colocar o treinamento em prática. Veja abaixo o vídeo feito em 2019 na apresentação da cachorrinha feita pelo bombeiro Thiago:

A prova aconteceu entre os dias 29 e 30, na cidade de Itajaí e a dupla completou a prova de obediência e destreza, além da busca noturna. Eles já haviam sido aprovados nas provas diurnas – tanto de busca, quanto de obediência e destreza, na certificação que ocorreu no final do ano passado.

“Nós sabemos que a pandemia prejudicou muitas áreas, inclusive a nossa, mas a atividade de busca com cães não para. No último ano fomos acionados 95 vezes. Além disso, a idade do animal também é um fator importante para que sejam realizadas as certificações no período correto”, explica o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, Tenente-Coronel Walter Parizotto.

Trabalho contínuo

Por mais que os treinamentos iniciais sejam importantes para um binômio conquistar a certificação, é fundamental que continuem em um ritmo acelerado, porque a partir de agora, a qualquer momento o soldado Amorim e a Moana podem ser acionados para auxiliar a quem precisa e não apenas para atender a Itajaí e região.

“Eu fiquei muito emocionado com tudo que nós vivenciamos até aqui e a certificação é um fruto do nosso esforço. Mas a partir de agora tem muito a ser feito, já que precisamos manter o ritmo, aprimorar as técnicas para ficarmos sempre prontos para ajudar aos cidadãos”, exalta o soldado Thiago Amorim.

Seguindo os passos do Ice

A certificação da Moana representa muito mais do que a ativação dela e do soldado Amorim na cinotecnia – atividade com cães, já que essa dupla dará continuidade a um legado que fez história na região. O sargento RR Evandro Amorim, que é pai do Thiago, fez história com o cão Ice, que atuou muitos anos também em Itajaí e hoje curte a aposentadoria e ainda anima e auxilia muitas crianças na terapia assistida com cães.

O Ice, além de ser o primeiro cão guarda-vidas, também participou de missões importantes, inclusive nacionais, como na tragédia de Mariana, por exemplo.

Fonte: Clicsc

Geral

Vídeo: Bombeiro se recupera de Covid-19 e recebe homenagem de colegas ao sair do hospital

O vídeo compartilhado pelas redes oficiais da corporação é emocionante.

Geral

Veja o vídeo: Ovelha esquentadinha destrói drone que tentava pastorear rebanho

Uma ovelha um tanto esquentada e valentona acabou com o expediente de um drone pastor em uma fazenda do País de Gales, Reino Unido. O fazendeiro David Ian Jones usava o aparelho voador para pastorear […]

Geral

Gafanhotos gigantes são vistos em plantação de SC

A estiagem pode ter favorecido no aumento populacional dos insetos, motivando o seu aparecimento

Geral

Saneamento Básico o próximo grande desafio da Águas de Bombinhas

Em 2017 o contrato entre empresa e município foi alterado, dando prioridade para o abastecimento da cidade. A partir de agora, o foco prioritário é no esgotamento de Bombinhas

Geral

Unidades Básicas de Saúde de Itapema ampliam serviço de imunização para vacinas contra influenza

Neste primeiro lote a vacina é para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Geral

Vídeo: Bombeiro se recupera de Covid-19 e recebe homenagem de colegas ao sair do hospital

O vídeo compartilhado pelas redes oficiais da corporação é emocionante.

economia

Preços da gasolina e do diesel sofrem novo reajuste, confirma Petrobras

A última mudança nos preços dos combustíveis ocorreu no sábado passado