Uma nova onda polar está avançando para o Brasil e promete trazer uma queda significativa de temperatura nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O fenômeno deve ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima, atingindo o Rio Grande do Sul com maior intensidade e provocando a formação de geada.
Segundo previsões do MetSul, o ar mais frio começa a atingir o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, com a parte mais intensa do ar polar chegando ao Sul do Brasil e avançando para o Sudeste e Centro-Oeste no início da próxima semana. Hoje já faz frio em algumas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente no Centro, Sul e Leste do estado, mas a tendência é de queda ainda maior nas temperaturas na sexta-feira e no sábado, com as menores temperaturas previstas para o início da próxima semana.
Em Santa Catarina, o frio se instala a partir de sábado na maior parte do estado, com noites e tardes frias e temperaturas ainda mais baixas no decorrer da próxima semana.
Apesar da previsão de queda de temperatura, o frio não será tão intenso e generalizado como no último fim de semana, quando o Rio Grande do Sul registrou mínimas entre -5ºC e -7ºC por três dias consecutivos. As regiões mais afetadas por esta nova onda polar serão o Sul, a Campanha e a fronteira com o Uruguai. Na Serra do Sudeste, cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas devem registrar mínimas muito baixas, especialmente nas áreas mais baixas.
*Supervisionado por Everton Palaoro