keyboard_backspace

Página Inicial

tempo

Nova tempestade de areia atinge cidades de SP e causa pânico entre moradores; veja vídeos

Fenômeno cria uma “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura

X

Na tarde de sexta-feira (1), uma nova tempestade de areai atingiu cidades do interior de São Paulo. Cidades como Presidente Prudente, Penápolis e Pereira Barreto presenciaram uma nuvem gigantesca e espessa de poeira tomar conta do céu, chamando a atenção dos moradores locais. A nuvem foi dissipada por uma intensa tempestade na sequência. A tempestade já havia sido registrada em cidades como Ribeirão Preto, Franca e Barretos no último final de semana.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como haboob. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

“Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram”, explica Estael.

Apesar de Estael explicar que este é um evento natural devido às condições do clima, ela também aponta que ele é mais característico de países da Ásia e não tão comum ao Sudeste do Brasil.

tempo

Alerta: Santa Catarina poderá ser atingida por temporal raro

Meteorologista explica como pode ocorrer a tempestade considerada rara

tempo

Massa de ar frio irá derrubar temperaturas em SC; Previsão é de 5°C em algumas regiões

Instabilidades que avançam pelo Estado vão provocar chuva a partir desta tarde com chance de temporais.

tempo

Vídeo: Rio Itajaí-mirim transborda e deslizamentos são registrados em Brusque

A Defesa Civil de Brusque continua monitorando as ocorrências em virtude do grande volume de chuvas, que ocorreram nos últimos dias e nesta terça-feira (12). Até o momento a entidade atendeu 14 ocorrências, seis delas […]

tempo

Defesa Civil suspeita que tornado destelhou casas no Oeste em SC

Com isso, pode ser o 5º episódio de tornado registrado neste ano no Estado

tempo

Defesa Civil emite alerta de deslizamentos na Grande Florianópolis e Litoral Norte

Previsão indica chuva forte no feriado, principalmente no Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis

Mais notícias

Geral

Menino quebra protocolo para ganhar solidéu do Papa Francisco no Vaticano

Um menino roubou a cena nesta quarta-feira (20) ao quebrar o protocolo e ir falar com o papa Francisco durante sua audiência geral no Vaticano. O garoto de cerca de 10 anos aproximou-se do pontífice […]