Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Na Medprev Itapema estão disponíveis desde o início do mês uma série de serviços e atendimentos com descontos especiais para o público masculino. Via agendamento Medprev, pelo (47) 99129-6970 ou na loja física, na rua 238, número 165, na Meia Praia, estão disponíveis consultas com urologistas e a marcação de todos os exames necessários.
Segundo a gerente da Medprev em Itapema, Elenize Victoria Gomes, o diagnóstico precoce sempre é o melhor caminho para evitar as complicações causadas pela doença. “Ir ao urologista regularmente é o caminho para a detecção precoce. A recomendação médica é que se façam exames de PSA e toque retal a partir dos 50 anos. Para pessoas com parentes próximos que tiveram a doença mais jovens, os exames podem começar um pouco antes”, destaca.
Embora as taxas de incidência e mortalidade sejam altas, de acordo com especialistas, os números não são o que mais aflige os brasileiros, mas sim o medo de ficar impotente sexualmente, o que não acontece em todos os casos. Além do receio de perder a ereção, há dúvidas sobre as reais causas para o desenvolvimento do câncer de próstata, sobre como fazer o diagnóstico e os tipos de tratamento.
O câncer de próstata geralmente surge como uma doença silenciosa e indolor. Além disso, muitas vezes os sintomas podem ser confundidos ou atribuídos a outras doenças. Os sinais são frequentemente detectados pela primeira vez durante exames de rotina. Os sintomas mais comuns incluem necessidade frequente de urinar, dificuldade em iniciar ou interromper a micção, fluxo fraco ou interrompido de urina, dor ou ardor, dificuldade para ter uma ereção, ejaculação dolorosa, sangue na urina ou no sêmen, dor frequente e rigidez na parte inferior das costas, quadris ou coxas.
Assim como qualquer outro tipo de câncer, o de próstata se desenvolve a partir da proliferação desordenada de nossas células, causada por mutações no código genético. Não é, portanto, transmitido de uma pessoa para outra, pois não é infeccioso ou contagioso. A Medprev, segundo Victoria, é uma alternativa rápida, barata e segura para quem não possui plano de saúde e quer se prevenir contra a doença. A empresa conecta as pessoas que necessitam de acesso à saúde com uma ampla rede médica parceira, com rapidez e agilidade – onde você paga apenas quando realiza consultas ou exames. “A Medprev não é plano de saúde. Você se cadastra e passa a contar com o benefício dos agendamentos na nossa rede e as consultas com preços reduzidos sem pagar mais nada por isso”, acrescenta.
Cadastro e agendamento via WhatsApp
Em suas mais de 80 unidades, localizadas nas principais cidades do Brasil, a Medprev conta com mais de 20 mil profissionais parceiros da saúde com atendimento em mais de 70 especialidades médicas.
O cadastro ao sistema Medprev é gratuito e com agendamento on-line, por telefone ou ainda via WhatsApp. “O usuário Medprev tem acesso a uma ampla gama de especialidades médicas como Cardiologia, Dermatologia, Oftalmologia, etc. Exames Laboratoriais e de imagem como Ultrassom, Tomografia, Ressonância Magnética, entre outros”, complementa a gerente.