A Defesa Civil divulgou na manhã desta terça-feira (3), que ao menos 19 cidades catarinenses contabilizaram mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O maior acumulado foi registrado na cidade de Santa Rosa de Lima, onde em um dia choveu 131 milímetros.
Na sequência vem Garopaba, com 128 milímetros acumulados. Em terceiro lugar está Siderópolis, com 121,2 milímetros. Confira na tabela a seguir os maiores índices pluviométricos registrados pelo Estado em 24 horas:
Dessa forma, a Defesa Civil alerta para a continuidade da chuva em todo o Estado, com risco altíssimo para ocorrências como vendavais, alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações cidades destacadas em vermelho e laranja:
Os fenômenos devem-se principalmente à formação de um ciclone extratropical que está atuando sob Santa Catarina e também sob o Rio Grande do Sul. A chuva é persistente nas regiões do Planalto Norte, Grande Florianópolis, Médio e Alto Vale do Itajaí.
Durante as próximas quatro horas, os locais pontuais devem ficar atentos para alagamentos, conforme alerta a Defesa Civil. Enquanto isso, os municípios de Braço do Norte e Criciúma estão com risco laranja para deslizamentos. Já a cidade de Garopaba apresenta risco vermelho para a ocorrência.
Outros municípios catarinenses também devem se manter atentos para tais riscos, conforme indicado pelas colorações do mapa abaixo: Por conta da intensa presença de nuvens pelo Estado, a temperatura não deve ficar elevada durante o dia, marcando entre 17°C e 22°C do Litoral Sul e Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Já as demais regiões marcam entre 12°C e 17°C em seus termômetros.