Novo ciclone extratropical deixa SC em alerta nesta segunda
Regiões do Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis e regiões serranas do estado terão grande volume de chuva, com risco para deslizamentos, alagamentos e enxurradas
Nesta segunda-feira (6), Santa Catarina enfrenta tempo instável devido à atuação de um novo ciclone extratropical localizado no oceano, próximo à costa do Sul do Brasil.
A Defesa Civil informa que o tempo será chuvoso nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis, especialmente nas regiões serranas do estado.
Nas áreas do Litoral Sul e parte do Planalto Sul, espera-se chuva persistente, que pode ser intensa e com altos volumes acumulados. Nessas áreas, o risco é alto para ocorrências associadas à chuva intensa, persistente e volumosa, incluindo deslizamentos, alagamentos e enxurradas.
Em outras áreas de Santa Catarina, espera-se um dia com muitas nuvens, alguns momentos de sol e pancadas de chuva, que podem ser intensas em curtos períodos de tempo e podem vir na forma de temporais isolados.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrências relacionadas ao tempo do Meio Oeste ao Litoral Norte do Estado, devido às chuvas. Nessas áreas, existe o risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de ventos, queda de granizo e a chuva pontualmente intensa.
As temperaturas máximas na tarde desta segunda-feira chegam aos 32°C no Extremo Oeste, variando de 25 a 30°C da Grande Florianópolis ao norte de SC, Oeste, Meio Oeste e de 18 a 25°C nas demais áreas de Santa Catarina.
Ciclone começa a perder intensidade
Na terça-feira (7), a atuação do ciclone extratropical perde força em Santa Catarina. Contudo, a combinação do aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e instabilidades em diferentes níveis da atmosfera ocasiona pancadas de chuva isoladas.
Essas chuvas serão mal distribuídas, podendo vir na forma de temporais bem isolados, do Meio Oeste ao Litoral do Estado, entre a tarde e noite de terça-feira.
A Defesa Civil reforça que o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo.
O amanhecer com temperaturas de 16 a 23°C no Litoral e Vale do Itajaí. Perto dos 12°C nas áreas altas dos Planaltos, Meio Oeste, e de 14 a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 35°C no Extremo Oeste, não passam dos 25°C no Planalto Sul e variam de 26 a 34°C nas demais áreas catarinenses.
Tempo segue instável durante a semana
Na quarta-feira (8), o dia começa com sol e algumas nuvens em Santa Catarina. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades em alguns níveis da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, que podem vir na forma de temporais bem isolados no estado.
A Defesa Civil alerta para o risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, que podem vir acompanhados com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo em Santa Catarina.
O amanhecer será com temperaturas de 16 a 23°C no Litoral e Vale do Itajaí, perto dos 12°C nas áreas altas dos Planaltos, Meio Oeste e de 14 a 18°C nas demais regiões. As temperaturas máximas variam de 28 a 35°C nas demais áreas catarinenses e chegam aos 36°C no Litoral Norte e Baixo/Médio Vale.
Na quinta-feira (9) uma frente fria em alto mar direciona o fluxo de calor e umidade em direção ao Estado, que combinado ao aquecimento diurno ocasionam pancadas de chuva acompanhadas de temporais, principalmente, do Meio Oeste ao litoral.
Na sexta (10), o dia será com condição típica de verão, com pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados entre a tarde e noite em todo estado. As temperaturas máximas devem variar de 28 a 33°C no litoral, Vale do Itajaí, chegar aos 35°C no Extremo Oeste e variar de 27 a 30°C nas demais regiões.
Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país