keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Novo sistema de abastecimento de Bombinhas terá equipamento para prevenir rompimentos

Os reservatórios irão proteger a adutora e evitar possíveis rompimentos. Até o momento, cerca de 19Km de adutora já foram instalados

A concessionária Águas de Bombinhas informou que o novo sistema de abastecimento terá equipamentos de segurança que evitarão rompimentos da adutora. Nesta semana as equipes receberam o primeiro RHO – o Reservatório Hidropneumático – que tem a função de prevenir possíveis rompimentos da adutora.

O equipamento, que pesa cerca de três toneladas, será instalado no booster – na base do morro de Zimbros – e também na captação de água bruta, no rio Tijucas. Conforme explica o engenheiro Marco Tulio Farias Filho, quando ocorre uma falha de energia, por exemplo, a bomba que pressuriza a água para de funcionar. Quando o sistema retorna ao normal, a água e o ar podem causar um efeito de golpe na adutora, ocorrendo os rompimentos.

“Este reservatório é uma garantia para que o efeito de golpe seja minimizado, beneficiando a adutora e prevenindo diversos problemas no sistema”, comenta ele.

Enquanto as obras na Estação de Tratamento continuam em ritmo acelerado, diversas frentes também avançam em Tijucas e Porto Belo. Atualmente, cerca de 19 quilômetros da adutora já foram concluídos. A obra tornará Bombinhas 100% independente em recursos hídricos e vai modificar para sempre a realidade da região. 

Mais notícias