keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Conheça o Armazém Rita Maria em Florianópolis

O armazém reúne áreas como cultura, arte, decoração, gastronomia e atrações musicais nos fins de semana.

X
Siga-nos no google-news

O armazém reúne áreas como cultura, arte, decoração, gastronomia e atrações musicais nos fins de semana.

Fonte: Divulgação

Conhecida por suas 42 praias, paisagens de tirar o fôlego e características únicas, que reúnem as vantagens de uma metrópole e o sossego de seus recantos tradicionais e pitorescos, Florianópolis é referência nacional e internacional como destino turístico. A capital catarinense, no entanto, tem muito mais a oferecer aos seus moradores e visitantes do que os seus balneários e belezas naturais.

Dos esportes náuticos e radicais à gastronomia, movimentação de bares e casas noturnas e ao turismo cultural e histórico, as opções são amplas e ecléticas.

O Centro reúne a maioria dos pontos turísticos não naturais da cidade.   A ponte Hercílio Luz, reinaugurada em 2019, com opções para todos os públicos,  o Mercado Público municipal e a Praça 15 de Novembro são algumas das passagens obrigatórias para quem visita a Capital pela primeira vez. As igrejas da região, como a Catedral Metropolitana e a Capela do Menino Deus também abrigam um rico acervo de arte sacra.

Há ainda os museus como o Palácio Cruz e Sousa e o Museu do Homem do Sambaqui, que contam a história da região e do Estado. Nesse ano a região ganhou mais uma opção turística, que reúne, em um só local, opções em lazer, entretenimento, gastronomia, arte, cultura, decoração e história.

Inaugurado em janeiro, o Armazém Rita Maria traz para a Capital um modelo inédito de empreendimento, que renova a parte Oeste do Centro da cidade e reúne um mix de 20 operações de diferentes áreas e uma forte aposta na gastronomia, por meio de um food hall.

Fonte: Divulgação

“O Armazém tem muitas opções em entretenimento, é um espaço de convivência, onde as pessoas vêm e conseguem passar o dia todo aqui, almoçar, tomar um drink, fazer um happy hour, convidar amigos e familiares para um jantar… ele foi pensado justamente para oferecer todas essas opções”, explica Sara Miroski, superintendente do empreendimento.

No local funcionavam, há 125 anos, os galpões de cargas da ENNH (Empresa Nacional de Navegação Hoepcke), fundada por Carl Hoepcke, que mais tarde foram transformados em metalúrgica, em uma fábrica de pregos e, depois, em uma fábrica de gelo. A estrutura foi completamente restaurada e revitalizada.

Experiência única

Patrícia Grillo, sócia proprietária da Hoepcke Empreendimentos, ressalta que a ideia é proporcionar uma experiência única ao visitante, que pode se conectar à memória afetiva da cidade.  “Quem visita o Armazém encontra muitas opções, para os mais diferentes gostos. A ideia é oferecer, acima de tudo, um espaço coletivo de entretenimento, onde as pessoas se sintam à vontade e felizes”, diz.

Ela ressalta que o local oferece ainda muitas opções como uma galeria de arte, um biengarten, uma praça externa, onde, aos finais de semana, é realizada recreação infantil, além de música ao vivo aos sábados e domingos. “Em datas comemorativas, sempre temos alguma programação especial”, acrescenta.

Sara antecipa também que a ideia é ampliar as atrações culturais e de entretenimento do Armazém Rita Maria. “Nossa intenção é transformar o Armazém em um espaço de entretenimento, com agenda fechada de quinta-feira a domingo. Além disso, poderemos ter eventos terceirizados, pois muitas pessoas nos procuram para fechar o ambiente, para um jantar, um workshop, uma feira, por exemplo. Essas questões estão no nosso planejamento e, assim que possível, vamos executá-las”, afirma.

Luisa Grillo, arquiteta de interiores do Armazém Rita Maria, acrescenta que, para o futuro, a ideia é trazer shows e outros programas culturais. “Durante o desenvolvimento do projeto um dos principais pedidos foi de que o espaço pudesse ser mutante, não estático. Ou seja, flexível para receber diversos tipos de atrações, e assim será”, projeta.

Na lista das operações estão Boteco Rita Maria, Casas com Alma, Ethne Concept, Cervejaria Kill Brew, Coffee Train, Empório Dom, Freddo Gelateria, Galeria Mamute, Gare du Vin, Juliana Hames, Le Pario, Lulu Marché, Gare du Vin, Noir Sushi, Oakberry Açaí, Olivia Cocina & Pasta, On Bier Cervejaria, Starbucks, Tomato Forneria, Tomato Grigliatta e Vacuno.

Para quem ficou curioso para conhecer o local e curtir um som ao vivo ou conhecer as múltiplas opções turísticas do Armazém, as atrações musicais ocorrem todos finais de semana, aos sábados a partir das 19h e aos domingos, a partir das 14h.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Turismo

Feira de turismo reune mais de 300 marcas e 6 mil participantes em Balneário Camboriú

Edição celebrativa homenageou o Rio Grande do Sul com espaço especial

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Mais notícias

Cultura e Lazer

Festival de Rock agita Beira-Mar de São José no próximo fim de semana

Evento Mundial Rock chega a sua quarta edição neste sábado (23) e domingo (24), com uma programação repleta de Rock N' Roll

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas