O Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG é um dos torneios do Circuito Mundial de Beach Tennis, com chancela da Confederação Brasileira de Tênis e da International Tennis Federation.
No último sábado (29), o Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG teve uma noite histórica com a definição das duplas campeãs nas chaves principais. Giovanni Cariani e Gustavo Russo, do Brasil, foram os vitoriosos na chave masculina após uma batalha épica contra Ramon Guedez e Carlos Vigon, da Venezuela.
Já na chave feminina, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini levaram a melhor sobre Sofia Cimatti e Nicole Nobile, também da Itália, em uma partida decidida no terceiro set. O evento, realizado pela Federação Catarinense de Tênis (FCT) e chancelado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e pela International Tennis Federation (ITF), distribuiu US$ 35 mil em premiação e 400 pontos no ranking mundial.
A competição termina neste domingo (30) com o torneio de duplas mistas, que oferece R$ 15 mil em premiação e conta com a participação dos maiores atletas do ranking mundial masculino e feminino. Mais de 8.000 ingressos foram distribuídos gratuitamente para o torneio, que acontece na super estrutura montada na Praia Central de Balneário Camboriú.
Sábado de muito Beach Tennis
No Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG, sábado (29) foi dia de jogos decisivos nas semifinais, com um bom público presente nas arquibancadas da Quadra Central. Na chave feminina, a dupla número 1 do ranking mundial, formada pelas italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, venceu a brasileira Rafa Miiller e a venezuelana Patty Diaz em uma disputa acirrada, decidida no tie-break. Já a dupla italiana Sofia Cimatti e Nicole Nobile, número 2 na atualidade, enfrentou um jogo longo e difícil para garantir a vitória sobre as brasileiras Marcela Vita e Flaminia Daina.
Na chave masculina, as semifinais foram emocionantes e decididas no tie-break. Giovanni Carlani e Gustavo Russo, a dupla sensação do campeonato, desbancaram os favoritos Michele Cappelletti (Itália) e Antomi Ramos (Espanha) nas quartas de final e repetiram o feito contra Maksimilians Andersons (Letônia) e Mathieu Guegano (França), levando a torcida à loucura na Quadra Central. Na outra semifinal, mais uma surpresa: a dupla venezuelana Ramon Guedez e Carlos Vigon venceu os campeões do ITF BT400 de Balneário Camboriú do ano passado, Nicolas Gianotti (França) e Mattia Spoto (Itália), que ocupam a segunda posição no ranking mundial.
As finais da chave principal masculina e feminina do Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG atraíram um grande público à arena na Praia Central na noite de sábado (29). A decisão italiana da chave feminina foi disputada entre as duas melhores duplas da atualidade, que apresentaram um jogo com poucos erros e grandes jogadas. Sofia Cimatti e Nicole Nobile levaram o primeiro set com um placar de 6/4, mas Giulia Gasparri e Ninny Valentini se recuperaram e venceram o segundo set com 6/3, levando o duelo para o super tie-break. No desempate, a dupla italiana conseguiu se sobressair com 10/6 e garantir o título.
“Foi um torneio muito difícil, acho que enfrentamos as duplas mais fortes que poderíamos ter enfrentado. Mas estamos super felizes. Jogar aqui em Balneário Camboriú é sempre maravilhoso, uma Quadra Central linda, assim como a cidade. Agradecemos a todas as pessoas que torceram por nós”, disse Ninny Valentini depois da partida.
A final masculina do torneio ITF BT400 foi disputada por atletas que nunca haviam conquistado um título dessa magnitude. Giovanni Cariani e Gustavo Russo enfrentaram os venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon em uma partida emocionante. No primeiro set, os estrangeiros levaram a melhor em um jogo muito disputado, com parcial de 7/5. A segunda etapa da partida continuou equilibrada, mas Cariani e Russo conseguiram reverter a situação e empatar a partida com um placar de 6/3. A decisão da partida foi para o super tie-break, com a torcida brasileira apoiando a dupla da casa a cada ponto. No final, Cariani e Russo conseguiram vencer por 12/10 no tie-break e alcançar o maior título de suas carreiras.
“Esse é um momento de extrema felicidade para nós. É uma honra compartilhar com o grande público na Quadra Central nossa primeira final de ITF BT400 e ainda sermos coroados com o título. A energia que a torcida nos transmitiu é indescritível. Só quem está jogando tem oportunidade de sentir o que é ser brasileiro com essa energia da torcida local”, disse Giovanni Cariani logo após a conquista.
O Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG teve início na última terça-feira (25) com mais de 800 atletas profissionais e amadores. As grandes estrelas do Beach Tennis mundial, incluindo os melhores do ranking, participaram desde quinta-feira (27) com o início dos jogos da chave principal masculina e feminina. A partir das quartas de final na sexta-feira (28), a ESPN iniciou as transmissões ao vivo pela plataforma Star+ em parceria com o canal Programa Play BT, o maior do Beach Tennis brasileiro no YouTube. Na noite de sábado (29), as finais foram transmitidas ao vivo na ESPN 4 e marcaram a história da modalidade. Este foi o primeiro grande torneio de beach tennis no Brasil transmitido em um canal líder mundial em esportes.
A Arena do ITF BT400 de Balneário Camboriú foi montada na Praia Central com 17 quadras de jogos e a Quadra Central, com capacidade para até 2 mil espectadores. Além disso, a arena ofereceu diferentes atrações ao público, incluindo ativações de parceiros e uma série de atividades. Os ingressos para os seis dias de torneio, incluindo 8 mil distribuídos gratuitamente, foram esgotados antecipadamente. Além das estrelas da modalidade, mais de 600 atletas amadores de todo o país participaram do Aberto Nacional BC de Beach Tennis CBT GA, realizado simultaneamente na badalada praia do litoral catarinense. As competições terminam neste domingo (30) com a disputa da chave de duplas mistas.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas