keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavirus

O panorama da Covid-19 no meio rural catarinense em março de 2021

Após as festas de fim de ano e o Carnaval, Santa Catarina encontra-se no seu pior momento da pandemia, com hospitais lotados

X
Foto: Divulgação Epagri/Ciram – Vineyards
Siga-nos no google-news

A Epagri/Ciram participa do Comitê Gestor de Inteligência de Dados para o enfrentamento da COVID-19, mantendo o serviço de mapas “Vulnerabilidade Social, Redes Agrícolas e a Covid-19 em Santa Catarina” (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/mapa-covid-19/) e acompanhando a evolução dos casos no meio rural.

Na matéria publicada em 18/11/2020 (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/2020/11/18/o-avanco-da-covid-19-no-meio-rural-catarinense-apos-o-feriado-de-7-de-setembro/) foi apresentado um panorama resultante do relaxamento das medidas de isolamento social após o feriado de sete de setembro. Com o crescimento exponencial de novos casos diários em todo o estado, foi dada especial atenção ao risco do aumento no número de casos no meio rural, bem como ao risco eminente de colapso das unidades de saúde nas principais cidades do interior de Santa Catarina, caso as medidas de isolamento não fossem mantidas nos feriados e festas nacionais, com destaque para as festas de fim de ano.

Após as festas de fim de ano e o Carnaval, Santa Catarina encontra-se no seu pior momento da pandemia, com hospitais lotados, filas de espera por leitos e UTI, necessidade de transferência de pacientes para outros Estados e uma curva crescente no número de novos casos diários.

No meio urbano, desde o início da pandemia já foram cinco ondas de aumento no número de casos diários. A primeira, logo nas primeiras semanas de pandemia, foi temporariamente contida pelas medidas sociais e sanitárias, com um efetivo “achatamento da curva”, mas logo no início do outono de 2020 a segunda onda veio mais severa. Porém o Estado havia se preparado para tal e as consequências no sistema de saúde não foram tão significativas quanto a que vivemos agora em março de 2021.

A quinta onda teve início antes mesmo da recuperação das duas anteriores, ao menos até o patamar do final da segunda onda de 2020. Todos os momentos de retomada de crescimento no número de novos casos diários após a segunda onda em Santa Catarina estão associados a feriados e datas festivas (7 de setembro, Natal, Ano Novo e Carnaval), demonstrando que as medidas adotadas pelos governantes e o comportamento da população, não foram suficientes para evitar o aumento observado.

No meio rural o comportamento do aumento diário de novos casos foi mais lento e se encontra na terceira onda. Porém o reflexo dessa terceira onda já vem sendo sentido de forma mais intensa nas cidades do interior.

Se não forem adotadas medidas de contenção da disseminação do SAS-Cov2 em Santa Catarina, tanto no meio urbano quanto no meio rural, as próximas semanas serão críticas para um número cada vez maior de cidades do interior, visto que já não há capacidade de atendimento nos sistemas de saúde das principais cidades do Estado.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Coronavirus

Marina Silva segue internada para tratamento de Covid-19

Seu quadro evolui clinicamente bem e estável, com expectativa de alta em breve

Coronavirus

Fim da pandemia de Covid-19 é decretado pela OMS

Organização encerrou o decreto de Emergência de Saúde Pública que estava em vigor desde 2020

Coronavirus

Itajaí amplia horário de atendimento no Centro de Testagem para Covid-19

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas

Coronavirus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o Brasil, aponta boletim da Fiocruz

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavirus

Balneário Camboriú recebe 1.170 vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú