keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

O panorama da Covid-19 no meio rural catarinense em março de 2021

Após as festas de fim de ano e o Carnaval, Santa Catarina encontra-se no seu pior momento da pandemia, com hospitais lotados

X
Foto: Divulgação Epagri/Ciram – Vineyards

A Epagri/Ciram participa do Comitê Gestor de Inteligência de Dados para o enfrentamento da COVID-19, mantendo o serviço de mapas “Vulnerabilidade Social, Redes Agrícolas e a Covid-19 em Santa Catarina” (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/mapa-covid-19/) e acompanhando a evolução dos casos no meio rural.

Na matéria publicada em 18/11/2020 (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/2020/11/18/o-avanco-da-covid-19-no-meio-rural-catarinense-apos-o-feriado-de-7-de-setembro/) foi apresentado um panorama resultante do relaxamento das medidas de isolamento social após o feriado de sete de setembro. Com o crescimento exponencial de novos casos diários em todo o estado, foi dada especial atenção ao risco do aumento no número de casos no meio rural, bem como ao risco eminente de colapso das unidades de saúde nas principais cidades do interior de Santa Catarina, caso as medidas de isolamento não fossem mantidas nos feriados e festas nacionais, com destaque para as festas de fim de ano.

Após as festas de fim de ano e o Carnaval, Santa Catarina encontra-se no seu pior momento da pandemia, com hospitais lotados, filas de espera por leitos e UTI, necessidade de transferência de pacientes para outros Estados e uma curva crescente no número de novos casos diários.

No meio urbano, desde o início da pandemia já foram cinco ondas de aumento no número de casos diários. A primeira, logo nas primeiras semanas de pandemia, foi temporariamente contida pelas medidas sociais e sanitárias, com um efetivo “achatamento da curva”, mas logo no início do outono de 2020 a segunda onda veio mais severa. Porém o Estado havia se preparado para tal e as consequências no sistema de saúde não foram tão significativas quanto a que vivemos agora em março de 2021.

A quinta onda teve início antes mesmo da recuperação das duas anteriores, ao menos até o patamar do final da segunda onda de 2020. Todos os momentos de retomada de crescimento no número de novos casos diários após a segunda onda em Santa Catarina estão associados a feriados e datas festivas (7 de setembro, Natal, Ano Novo e Carnaval), demonstrando que as medidas adotadas pelos governantes e o comportamento da população, não foram suficientes para evitar o aumento observado.

No meio rural o comportamento do aumento diário de novos casos foi mais lento e se encontra na terceira onda. Porém o reflexo dessa terceira onda já vem sendo sentido de forma mais intensa nas cidades do interior.

Se não forem adotadas medidas de contenção da disseminação do SAS-Cov2 em Santa Catarina, tanto no meio urbano quanto no meio rural, as próximas semanas serão críticas para um número cada vez maior de cidades do interior, visto que já não há capacidade de atendimento nos sistemas de saúde das principais cidades do Estado.

Fonte: Clicsc

coronavirus

Integrantes das forças policiais começam a ser vacinados nesta sexta-feira em Florianópolis

Os profissionais que serão imunizados já receberam contato prévio sobre a data, local e horário da aplicação da dose.

coronavirus

São José amplia vacinação para 66 anos nesta sexta e 65 anos no sábado

Também será oferecida a segunda dose para os idosos acima de 75 anos que fizeram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan.

coronavirus

Nova remessa com quase 145 mil doses da vacina contra a COVID-19 chega em SC nesta quinta-feira

Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de 1.472.740 doses recebidas. Estado distribui 234.750 doses para todos os 295 municípios

coronavirus

Professoras da rede municipal de ensino morrem no mesmo dia com Covid-19 em SC

Vítimas tinham 41 e 57 anos e tiveram complicações causadas pelo coronavírus

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Segurança

Operação contra tráfico de drogas prende oito pessoas em Brusque

Após a conclusão do último inquérito policial, o Judiciário decretou a prisão preventiva de oito pessoas envolvidas com o tráfico de drogas

Geral

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.