keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

OMS afirma que China deve fornecer dados sobre origens da covid-19

Falta de transparência vem sendo criticada por líderes e cientistas

X
Laurent Gillieron/Direitos Reservados/Reuters

O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que as investigações sobre as origens da pandemia de covid-19 na China estão sendo prejudicadas pela falta de dados brutos sobre os primeiros dias da disseminação do vírus no local e pediu ao país para ser mais transparente.

Uma equipe liderada pela OMS passou quatro semanas na cidade de Wuhan, na província de Hubei, com pesquisadores chineses e disse em um relatório conjunto publicado em março que o vírus provavelmente foi transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal.

Essa equipe disse que “a introdução por meio de um incidente de laboratório foi considerada um caminho extremamente improvável”, mas países como os Estados Unidos e alguns cientistas não ficaram satisfeitos.

“Pedimos à China que seja transparente e aberta, e que coopere”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15).

“Devemos isso aos milhões que sofreram e aos milhões que morreram para saber o que aconteceu”, disse ele.

A China tem classificado a teoria de que o vírus pode ter escapado de um laboratório de Wuhan como “absurda” e disse repetidamente que “politizar” a questão dificulta as investigações.

Ghebreyesus informará aos 194 Estados-membros da OMS sobre uma proposta de segunda fase do estudo, disse o especialista em emergências da OMS, Mike Ryan.

“Esperamos trabalhar com nossos parceiros chineses nesse processo e o diretor-geral definirá medidas aos Estados-membros em uma reunião amanhã, na sexta-feira”, disse Ryan.

Fonte: Agência Brasil

coronavirus

Centro de Triagem de Itapema terá novo horário de atendimento na próxima semana

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h

coronavirus

Coronavírus em SC: Estado confirma mais dois casos importados da variante Delta

Desta forma, Santa Catarina confirma a identificação de sete casos importados (transmissão fora do estado) da variante Delta até o momento.

coronavirus

Tóquio tem segundo dia seguido com recorde de novos casos de covid-19

O aumento intensificará as preocupações em relação aos Jogos, que estão sendo realizados sob condições sem precedentes, incluindo a proibição de torcedores na maioria dos locais de competição.

coronavirus

Gestantes e puérperas que tomaram 1ª dose de AstraZeneca devem receber 2ª dose de outro fabricante em Itajaí

Caso o período de 45 dias após o parto já tenha passado está liberada a aplicação da mesma vacina

coronavirus

Veja como funcionará o primeiro evento-teste presencial em Santa Catarina

A iniciativa vai servir para balizar o retorno das atividades do segmento com o máximo de segurança e protocolos necessários

Mais notícias

animal

Bombeiros resgatam cadela que ficou com a cabeça presa em cano de PVC

A equipe foi chamada pelo número 193 dos bombeiros, por volta de 17h. A cadela foi resgatada após 20 minutos e devolvida à dona

mundo

Vídeo: Onda de calor extremo está cozinhando os peixes vivos dentro de rios nos EUA

Em um vídeo divulgado na quarta-feira (28), um cardume aparece com graves ferimentos nas escamas