keyboard_backspace

Página Inicial

mundo

Onda de calor com temperaturas de até 49,5°C causa 233 mortes no Canadá

Muitas cidades também abriram centros de resfriamento de emergência e distribuem garrafas de água

X

Em países do hemisfério Norte o calor tem gerado muita preocupação. Até o momento, a onda de calor registrada no Canadá, já deixou ao menos 233 pessoas mortas desde o dia 25. O número foi confirmado pelas autoridades da Colúmbia Britânica nesta quarta-feira (30). Do total de mortes, 134 pessoas moravam em Vancouver ou cidades vizinhas. A legista-chefe da província de Vancouver, Lisa Lapointe, afirmou ao jornal The Washington Post que o número de mortes deve crescer nos próximos dias, porque o serviço está recebendo muitos alertas de mortes súbitas dentro das residências. A legista ainda destaca que as principais vítimas são idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

A cidade de Lytton, que fica a cerca de 260 quilômetros de Vancouver, bateu o recorde histórico de temperatura no país pelo terceiro dia consecutivo na terça-feira (29),  ao chegar aos 49,5°C. Nos dois dias anteriores, a cidade registrou 46,5°C e 47,5°C, respectivamente. Até 2021, a maior temperatura registrada no Canadá havia sido computada em 1937 na cidade de Saskatchewan, na região central do território.

Para tentar reduzir os impactos da onda de calor, o governo suspendeu as aulas nas escolas e nas universidades e pediu que as empresas mantenham os funcionários trabalhando de casa para evitar saídas nas horas mais quentes do dia.

Muitas cidades também abriram centros de resfriamento de emergência e distribuem garrafas de água. Em Vancouver, fontes de nebulização foram instaladas nos parques, para ajudar a refrescar quem busca as áreas verdes da cidade para fugir do calor. Diversos órgãos ambientais canadenses e também dos Estados Unidos, que também enfrentam a mesma onda de calor na região noroeste, alertam que este ano deve ter a temporada de verão com as temperaturas mais altas da história nessa área do Pacífico.

mundo

Vídeo: Onda de calor extremo está cozinhando os peixes vivos dentro de rios nos EUA

Em um vídeo divulgado na quarta-feira (28), um cardume aparece com graves ferimentos nas escamas

mundo

Estados Unidos lançam ataques aéreos em apoio às forças afegãs

Talibã afirmou que ofensiva matou três dos seus combatentes

mundo

Vídeo flagra cobra de dois metros invadindo residência para atacar bebê que brincava na garagem

Imagens são angustiantes! Cobra tenta até forçar a porta para entrar na casa e atacar família

mundo

Ataques de grupos armados deslocam 20 mil civis no leste da República Democrática do Congo

Este é um resumo do que foi dito pelo porta-voz do ACNUR Babar Baloch - a quem o texto citado pode ser atribuído - na coletiva de imprensa de hoje no Palácio das Nações, em Genebra

mundo

Vídeo: Balanço arrebenta e mulheres caem de penhasco de 1.920 metros na Rússia

O Sulak Canyon é quase 100 m mais profundo que o famoso Grand Canyon, e descrito como o cânion mais profundo da Europa

Mais notícias

animal

Bombeiros resgatam cadela que ficou com a cabeça presa em cano de PVC

A equipe foi chamada pelo número 193 dos bombeiros, por volta de 17h. A cadela foi resgatada após 20 minutos e devolvida à dona

mundo

Vídeo: Onda de calor extremo está cozinhando os peixes vivos dentro de rios nos EUA

Em um vídeo divulgado na quarta-feira (28), um cardume aparece com graves ferimentos nas escamas