keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação da PF em SC mira advogado e desembargador suspeitos de venda de sentenças

Florianópolis é uma das capitais onde estão sendo cumpridos mandados relacionados a operação na manhã desta terça-feira (14)

operação sc X
Reprodução/PF
Siga-nos no google-news

O estado de Santa Catarina é alvo de operação da Polícia Federal para investigar crimes de tráfico internacional de drogas com ligação com a Operação Habeas Peter, contra corrupção ativa e passiva envolvendo advogado e desembargador suspeitos de vender sentenças a traficantes. Florianópolis é uma das capitais onde estão sendo cumpridos mandados relacionados a operação na manhã desta terça-feira (14).

A denominada Operação Habeas Pater fez buscas em um escritório de advocacia na Asa Norte, área nobre de Brasília.

A ação ocorreu com base em mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar o suposto envolvimento de um desembargador federal e seu filho, advogado, suspeitos de terem ligação com investigados da Operação Flight Level II, que também foi deflagrada nesta terça-feira pela Polícia Federal.

O advogado e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) são um dos alvos da operação. Eles são suspeitos de venda de sentenças para traficantes. Se pai e filho vierem a responder pelos crimes, poderão ser condenados a até 12 anos de prisão.

No total, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Brasília, sete em Belo Horizonte e um em São Luís.

Operação Flight Level II

Além disso, a PF também desencadeou a Operação Flight Level II nesta terça-feira para investigar crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

As investigações apontaram que os envolvidos na primeira fase da operação seriam uma “célula” de uma organização criminosa maior voltada ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Foram identificadas aquisições de imóveis, veículos de luxo, joias e criptoativos sem que os rendimentos declarados fossem suficientes para justificar o acréscimo patrimonial no período.

A ação está sendo realizada com 120 policiais federais e 12 integrantes da Receita Federal, que cumprem 25 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e região metropolitana, nas cidades de São Paulo e Florianópolis, além de cinco mandados de prisão preventiva, cinco de temporária, 17 mandados de sequestro de veículos e de sete imóveis, bem como o bloqueio de contas bancárias e criptoativos de 34 pessoas físicas e jurídicas.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro com penas que, somadas, podem chegar a 38 anos de reclusão.

Com informações de Metrópoles

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Homem sofre ferimentos graves em acidente com empilhadeira no Oeste de SC

Vítima de 64 anos foi transportada de helicóptero ao hospital

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados