keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Padrasto é condenado por espancar enteado de 15 anos com cinto em SC

Agressor também agrediu a vítima com um chute e prensou o jovem contra a janela pelo pescoço

Imagem mostra sirene da policia X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Um homem, na região metropolitana de Florianópolis, foi condenado por maus-tratos contra seu enteado, um adolescente de 15 anos, em uma ocorrência de 1º de dezembro de 2020. Segundo o registro, o homem utilizou um cinto para golpear repetidamente o menor, causando várias lesões corporais. O agressor também agrediu a vítima com um chute e prensou o jovem contra a janela pelo pescoço. A denúncia foi feita pela avó paterna do adolescente.

De acordo com o processo judicial, o réu colocou a saúde do adolescente em risco, abusando de meios de correção e disciplina. O juiz de 1º grau condenou o homem a dois meses de detenção em regime semiaberto, sob a infração prevista no artigo 136 do Código Penal, que versa sobre maus-tratos.

A defesa recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça, argumentando a ausência de perigo concreto à vida ou à saúde da vítima, alegando que o crime de maus-tratos não foi devidamente caracterizado. Além disso, a defesa solicitou o reconhecimento da excludente de ilicitude da legítima defesa.

O desembargador relator da apelação, integrante da 1ª Câmara Criminal, refutou a argumentação da defesa. Segundo ele, “ao açoitar a vítima a ponto de feri-la em diversas partes do corpo, claro está que colocou a saúde dela em risco”, baseando-se nas imagens e no laudo pericial.

Ele também rejeitou a tese de legítima defesa, afirmando que o acusado, ao usar um cinto com a intenção de lesionar fisicamente a vítima, evidentemente não utilizou de meios moderados para se defender. “Ainda que houvesse injusta agressão, atual ou iminente, evidentemente que o apelante não utilizou moderadamente os meios necessários, já que desferiu múltiplos golpes com um cinto contra o adolescente”, concluiu o relator. A decisão de manter a condenação foi unânime entre os demais integrantes da 1ª Câmara Criminal.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Segurança

Motorista morre em grave acidente entre carretas na BR-282 em SC

Um grave acidente envolvendo duas carretas matou um motorista na tarde desta segunda-feira (17) na BR-282, entre Alfredo Wagner e Bom Retiro, em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e o SAMU foram […]

Segurança

Corpo de turista argentino desaparecido é encontrado em SC

Federico Bruni estava às margens de um rio em São Bonifácio

Segurança

Queda de avião na Filadélfia matou os seis ocupantes, diz prefeitura

Vítimas eram mexicanas; aeronave caiu minutos após a decolagem

Mais notícias

Geral

Grupo Pereira reafirma posição como maior supermercadista catarinense no ranking ABRAS

Grupo varejista nascido em Itajaí/SC e hoje presente em mais de 6 estados manteve o 7º lugar no ranking ABRAS 2025, que reúne os maiores supermercadistas do país; faturamento em um ano saltou de R$ 13 bilhões para R$ 15,3 bi

Eventos

Após sucesso em 2024, ONDM retorna a Goiânia com 98% dos espaços já comercializados

Evento “O Negócio da Moda”, voltado para profissionais da moda e da confecção, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções da capital goiana; outras edições também estão confirmadas em Caruaru (PE) e Balneário Camboriú (SC)