keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Padrasto é condenado por espancar enteado de 15 anos com cinto em SC

Agressor também agrediu a vítima com um chute e prensou o jovem contra a janela pelo pescoço

Imagem mostra sirene da policia X
Siga-nos no google-news

Um homem, na região metropolitana de Florianópolis, foi condenado por maus-tratos contra seu enteado, um adolescente de 15 anos, em uma ocorrência de 1º de dezembro de 2020. Segundo o registro, o homem utilizou um cinto para golpear repetidamente o menor, causando várias lesões corporais. O agressor também agrediu a vítima com um chute e prensou o jovem contra a janela pelo pescoço. A denúncia foi feita pela avó paterna do adolescente.

De acordo com o processo judicial, o réu colocou a saúde do adolescente em risco, abusando de meios de correção e disciplina. O juiz de 1º grau condenou o homem a dois meses de detenção em regime semiaberto, sob a infração prevista no artigo 136 do Código Penal, que versa sobre maus-tratos.

A defesa recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça, argumentando a ausência de perigo concreto à vida ou à saúde da vítima, alegando que o crime de maus-tratos não foi devidamente caracterizado. Além disso, a defesa solicitou o reconhecimento da excludente de ilicitude da legítima defesa.

O desembargador relator da apelação, integrante da 1ª Câmara Criminal, refutou a argumentação da defesa. Segundo ele, “ao açoitar a vítima a ponto de feri-la em diversas partes do corpo, claro está que colocou a saúde dela em risco”, baseando-se nas imagens e no laudo pericial.

Ele também rejeitou a tese de legítima defesa, afirmando que o acusado, ao usar um cinto com a intenção de lesionar fisicamente a vítima, evidentemente não utilizou de meios moderados para se defender. “Ainda que houvesse injusta agressão, atual ou iminente, evidentemente que o apelante não utilizou moderadamente os meios necessários, já que desferiu múltiplos golpes com um cinto contra o adolescente”, concluiu o relator. A decisão de manter a condenação foi unânime entre os demais integrantes da 1ª Câmara Criminal.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas

Segurança

Detran alerta para golpes via SMS com mensagens sobre CNH

Mensagens falsas alegam suspensão da CNH e direcionam usuários a sites fraudulentos

Segurança

Operação do GAECO mira tráfico interestadual em sete estados

As investigações começaram em 13 de janeiro de 2023

Segurança

Escola do Oeste de SC cancela aulas após ameaça de ataque

A ameaça foi recebida por por e-mail na noite de terça-feira (12)

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas