Um adolescente de 13 anos foi flagrado portando uma pistola na escola municipal Abel Capella, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, na última segunda-feira (10). O episódio inspirou um protesto de pais e mães nesta terça-feira (11), durante o 1º Fórum Municipal de Segurança Pública nas Escolas.
A carreata até o local do evento teve como objetivo pedir mais segurança nas escolas do município, uma vez que, segundo os pais, a instalação de câmeras de vigilância não é suficiente para garantir a segurança dos alunos. “Precisamos de segurança física”, afirma Alex Garcia, pai de um dos alunos da escola.
O jovem flagrado com a arma alegou que estava guardando a pistola para outra pessoa e que tinha medo de deixá-la em casa por conta de ter um menor na residência. A polícia militar foi acionada imediatamente e tomou todas as providências necessárias.
O secretário municipal de Educação, Adilson Costa, ressaltou que todas as escolas do município têm videomonitoramento e reconhecimento facial para garantir a segurança dos alunos.
As autoridades, gestores, professores e pais discutiram segurança nas escolas durante o Fórum Municipal de Segurança Pública nas Escolas, que aconteceu no mesmo dia do flagrante. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do crime.