keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pandemia pode provocar falta de cervejas nos supermercados de SC

Falta de produtos como alumínio, papelão, garrafas e rótulos plásticos também pode agravar cenário

X
Siga-nos no google-news

Vários fatores envolvendo diferentes impactos da pandemia do coronavírus na economia estão afetando também uma das bebidas favoritas do brasileiro. Há uma tendência de alta no preço da cerveja e índices nacionais já mostram que a falta da bebida nos mercados atingiu o pior número da história.

Segundo o estudo de “nível de ruptura”, feito pela empresa Neogrid, que monitora as cadeias de suprimento no Brasil, a ausência de algumas marcas de cerveja nos supermercados atingiu 18,2%, a maior taxa já registrada. Em meados do ano passado o número variava na casa dos 10%, e em agosto de 2020 já tinha alcançado 16%, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Além disso, cervejarias catarinenses ouvidas pela coluna estimam atualmente uma necessidade de reajustar em até 20% alguns dos produtos para compensar a alta registrada em vários itens da cadeia de produção. Algumas já repassaram esse reajuste ao consumidor, enquanto outras tentam absorver o prejuízo para não encarecer a bebida.

A explicação para esse cenário envolve alguns pontos, mas o principal tem a ver com as embalagens. Alumínio, papelão, garrafas e rótulos plásticos são alguns dos produtos usados na indústria cervejeira e que ficaram mais caros durante a pandemia. 

Segundo o diretor da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Marcelo Paixão, muitos fabricantes desses itens pararam as atividades em algum momento de 2020, e por isso não conseguiram estocar produtos para o segundo semestre — quando a demanda do setor é tradicionalmente maior. 

Para os que dependiam de matéria-prima de outros setores, os fornecedores também tiveram um excesso de demanda e, consequentemente, aumentaram os preços. Para se ter uma ideia da diferença, em uma nota enviada ao mercado recentemente, uma cervejaria de São Paulo informou que as latas de alumínio tiveram um reajuste acumulado de 110% nos últimos meses.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Quina pode pagar R$ 38 milhões nesta quarta-feira

Prêmio é o maior da história do concurso

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu