keyboard_backspace

Página Inicial

Eleições

Partidos e candidatos são orientados pelo TRE sobre entrega da prestação de contas eleitorais

Procedimentos foram detalhados para diretórios partidários de Santa Catarina em reunião

X
Siga-nos no google-news

Passado o primeiro turno das Eleições 2022, partidos políticos e candidatas e candidatos que não permanecem na disputa devem entregar a prestação de contas final de campanha até o dia 1º de novembro. Essa importante etapa do processo eleitoral foi tema da reunião realizada nesta quinta-feira (20) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) com representantes partidários do estado, em formato telepresencial.

“É hora de demonstrar à sociedade que o financiamento das campanhas eleitorais e partidárias ocorreu de forma correta e transparente, seguindo todas as normas traçadas pela Lei das Eleições”, disse o presidente da Corte, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, na abertura do encontro.

Ele destacou o trabalho árduo feito pela Justiça Eleitoral para divulgar todas as informações de financiamento e prevenir falhas e desvios de finalidade na aplicação de recursos, como a campanha institucional que mobilizou instituições catarinenses intitulada Você Vê – Recursos Públicos em Campanha.

“Em Santa Catarina, até o momento, foi registrada a movimentação de recursos no valor de R$ 206 milhões, dos quais R$ 167 milhões referem-se a recursos públicos, ou seja, 81%”, informou o presidente do Tribunal.

Em seguida, a secretária de Controle Interno e Auditoria, Denise Goulart Schlickmann, elencou pontos específicos para os quais os envolvidos precisam estar atentos ao entregarem a prestação de contas de campanha.  “O prazo final para arrecadação de recursos e realização de gastos é o dia da eleição. Então, até o dia da eleição todas essas questões precisam estar resolvidas”, frisou.

Segundo ela, exceções correspondem apenas à permissão de arrecadação de recursos para quitar dívidas de campanha eleitoral, ou seja, recursos eleitorais que tenham sido comprometidos, mas não tenham sido pagos. Mesmo assim, a quitação precisa acontecer até a data de entrega da prestação de contas, pois caso contrário a única hipótese legal para regular a situação será a assunção das dívidas de campanha pelo partido político.

“Dívidas de campanha podem ser assumidas pelo partido político, mas apenas em relação aos débitos que não tenham sido quitados até a data fixada para a apresentação das contas e, é claro, que esses gastos eleitorais precisam estar caracterizados adequadamente, comprovados por documentação idônea ou algum outro meio de prova permitido, mas sempre antes do dia da eleição”, ressaltou Denise.

A obrigatoriedade de prestar contas de campanha abrange os partidos políticos em todas as suas esferas, inclusive diretórios estaduais e municipais constituídos de maneira provisória.

Ainda durante a reunião, o chefe da Seção de Contas Eleitorais e Suporte, Elton Carioni Carsten, repassou informações técnicas sobre o encerramento do processo no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Ele também falou sobre a geração e envio da prestação de contas e a respeito da geração da mídia de entrega dos documentos.

“Somente após a entrega da mídia aqui no Tribunal é que a prestação de contas será considerada prestada. Enquanto não houver essa entrega, o candidato ou partido político ficará inadimplente”, alertou.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Eleições

Protestos bloqueiam rodovias em SC após resultado das eleições

Ao menos 20 pontos de interdição foram registrados na BR-101 e BR-470

Eleições

Presidente do TSE diz que operações da PRF não causaram nenhum prejuízo às Eleições 2022

Moraes afirmou que houve diminuição das filas de eleitores em relação ao primeiro turno

Eleições

Décio Lima diz que estar no 2º turno “representa uma vitória” após votar em Blumenau

O candidato petista estava acompanhado da esposa Ana Paula Lima, deputada federal eleita também pelo PT

Eleições

Voto impresso é usado em seção de cidade de SC após urna eletrônica falhar

Essa foi a única das 16,2 mil urnas espalhadas por Santa Catarina que teve de ser substituída pela cédula em papel

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física