Previsão de muita chuva forte nos próximos dias em Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem deixado autoridades em alerta. Os altos volumes de chuva, previstos para começar entre terça-feira (11) e quarta-feira (12), podem ainda causar enchentes nos dois Estados, além do aumento significativo nos níveis dos rios.
Ainda, conforme o portal especializado em meteorologia, MetSul a sequência de dias de chuva entre a metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina será resultado inicialmente de uma frente quente semi-estacionária. Posteriormente, a formação de um ciclone extratropical potencialmente intenso, entre os dois estados, durante a semana, aumentará a instabilidade e intensificará os volumes de chuva.
As projeções dos modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que uma extensa área entre a metade norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deve receber volumes de chuva próximos ou acima da média histórica de precipitação para todo o mês de julho, apenas nesta semana.
O período mais crítico de chuva deve se dar entre amanhã e a quinta-feira no Sul do país. Nesta terça, a chuva deve ser mais volumosa sobre Santa Catarina. Na quarta, as precipitações mais intensas se darão sobre o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina à medida que um ciclone começa a se formar sobre o continente entre os dois estados.
Na quinta, por sua vez, a chuva será mais volumosa novamente no estado gaúcho com o ciclone junto ao litoral e na sexta-feira entra em diminuição à medida que o ciclone se afasta da costa do Sul do Brasil. É o que mostram os mapas com as projeções de chuva em 24 horas do modelo europeu entre a terça e a sexta.
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas