keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pesca industrial de tainha é proibida pelo Governo Federal

O governo federal determinou que a safra permitida para 2023 seja 68% menor do que no ano passado

X
Foto: Arquivo/Divulgação
Siga-nos no google-news

A proibição da pesca industrial da tainha no Sul e Sudeste do Brasil foi anunciada em uma portaria publicada pelos Ministérios da Pesca e Meio Ambiente com o objetivo de tornar a atividade mais sustentável. 

Segundo o governo federal, apenas a pesca artesanal está autorizada, e a safra não pode ultrapassar as 460 toneladas da espécie. O limite definido segue critérios científicos e considera a quantidade estimada de peixes a partir de estatísticas de pesca apresentadas pela Universidade do Vale do Itajaí.

O número da safra permitida para 2023 é 68% menor do que no ano passado. O Ministério do Meio Ambiente explicou que o objetivo é garantir a sustentabilidade da pesca da tainha, já que a captura artesanal feita no Rio Grande do Sul ultrapassou a média em mais de quatro vezes, chegando a 4,5 mil toneladas. Com o risco à espécie, a intenção é trazer equilíbrio à prática.

No entanto, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) questiona a regra e critica o motivo da proibição, alegando que o número de peixes pescados sem controle foi exagerado. 

O presidente do Sindipi, Agnaldo dos Santos, pede fiscalização no Rio Grande do Sul para verificar a veracidade dos números apresentados pelo governo.

O Sindipi foi responsável pela pesca de pouco mais de 10% do total de tainha capturada no Brasil em 2022, quando foi autorizada a safra de 1,4 mil toneladas, distribuídas em 480 toneladas para a modalidade industrial e o restante para a atividade artesanal. 

Cada embarcação industrial tem uma cota individual de, no máximo, 50 toneladas. Em 2022, sete barcos capturaram 319 toneladas de tainha de forma industrial, enquanto a pesca artesanal de outras modalidades estimou 4,5 mil toneladas.

A pesca permitida neste ano é pela modalidade artesanal de emalhe anilhado, que é quando a rede tem uma trama fechada e é alçada por um guincho mecânico. 

A pesca da tainha começa em 15 de maio e segue até 31 de julho. A proibição da pesca industrial da tainha é uma medida inédita no país e visa preservar a espécie e tornar a pesca mais sustentável.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Geral

Cia Marítima inaugura nova loja na Praia Brava, em Itajaí

Inauguração foi marcada pelo lançamento da nova coleção Verão 2025

Geral

Feriado da Independência: neste sábado, todas as lojas do Fort estarão abertas com o ‘Dia F’

Com todas as 33 lojas de Santa Catarina abertas neste sábado, e funcionando em horário estendido, rede de atacarejo do Grupo Pereira traz descontos especiais em várias seções; festival de pescados e vinhos com até 80% de desconto estão entre os destaques

Geral

Imóveis serão leiloados com lances a partir de R$ 28 mil

Oferta inclui casas, apartamentos e lotes com valores até R$ 1.267.914

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados