keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pesca industrial de tainha é proibida pelo Governo Federal

O governo federal determinou que a safra permitida para 2023 seja 68% menor do que no ano passado

X
Foto: Arquivo/Divulgação
Siga-nos no google-news

A proibição da pesca industrial da tainha no Sul e Sudeste do Brasil foi anunciada em uma portaria publicada pelos Ministérios da Pesca e Meio Ambiente com o objetivo de tornar a atividade mais sustentável. 

Segundo o governo federal, apenas a pesca artesanal está autorizada, e a safra não pode ultrapassar as 460 toneladas da espécie. O limite definido segue critérios científicos e considera a quantidade estimada de peixes a partir de estatísticas de pesca apresentadas pela Universidade do Vale do Itajaí.

O número da safra permitida para 2023 é 68% menor do que no ano passado. O Ministério do Meio Ambiente explicou que o objetivo é garantir a sustentabilidade da pesca da tainha, já que a captura artesanal feita no Rio Grande do Sul ultrapassou a média em mais de quatro vezes, chegando a 4,5 mil toneladas. Com o risco à espécie, a intenção é trazer equilíbrio à prática.

No entanto, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) questiona a regra e critica o motivo da proibição, alegando que o número de peixes pescados sem controle foi exagerado. 

O presidente do Sindipi, Agnaldo dos Santos, pede fiscalização no Rio Grande do Sul para verificar a veracidade dos números apresentados pelo governo.

O Sindipi foi responsável pela pesca de pouco mais de 10% do total de tainha capturada no Brasil em 2022, quando foi autorizada a safra de 1,4 mil toneladas, distribuídas em 480 toneladas para a modalidade industrial e o restante para a atividade artesanal. 

Cada embarcação industrial tem uma cota individual de, no máximo, 50 toneladas. Em 2022, sete barcos capturaram 319 toneladas de tainha de forma industrial, enquanto a pesca artesanal de outras modalidades estimou 4,5 mil toneladas.

A pesca permitida neste ano é pela modalidade artesanal de emalhe anilhado, que é quando a rede tem uma trama fechada e é alçada por um guincho mecânico. 

A pesca da tainha começa em 15 de maio e segue até 31 de julho. A proibição da pesca industrial da tainha é uma medida inédita no país e visa preservar a espécie e tornar a pesca mais sustentável.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Geral

CRF Construtora inaugura Douro e reforça conceito atemporal na arquitetura de Brusque

Inspirado na elegância do Rio Douro, empreendimento marca a sexta entrega da construtora no município e fortalece expansão para Guabiruba

Geral

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 45 milhões nesta terça

Apostas podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet

Geral

Mormaii Fitness participa da maior feira fitness do mundo na Alemanha

FIBO reúne as últimas tendências e os melhores profissionais do mundo

Geral

Juliano Zanotelli abre exposição de artes inédita, depois de 11 anos, em Florianópolis

“Play na Luz” abre na quarta-feira, dia 9 de abril, no Luz Instalação Bar, no Centro da capital catarinense

Mais notícias

Eventos

Após sucesso em 2024, ONDM retorna a Goiânia com 98% dos espaços já comercializados

Evento “O Negócio da Moda”, voltado para profissionais da moda e da confecção, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções da capital goiana; outras edições também estão confirmadas em Caruaru (PE) e Balneário Camboriú (SC)

Geral

CRF Construtora inaugura Douro e reforça conceito atemporal na arquitetura de Brusque

Inspirado na elegância do Rio Douro, empreendimento marca a sexta entrega da construtora no município e fortalece expansão para Guabiruba