A pesquisa que traça o perfil do visitante e o impacto do turismo de inverno na Serra de SC será apresentada, em primeira mão, no Seminário Perspectivas do Turismo 2019 na Serra Catarinense, promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, nesta sexta-feira (13), das 8h às 18h, na Uniplac, em Lages.
O superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos, apresentará a pesquisa das 14h30 às 15h. Os dados serão divulgados na íntegra, para o público em geral, na próxima terça-feira (17), no site da Fecomércio SC e do Observatório de Turismo.
> As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Escola do Legislativo ou no local do evento.
Entre as informações apuradas com turistas, destaca-se: perfil socioeconômico (sexo; faixa etária; estado civil e renda média familiar mensal), origem, meio de transporte utilizado, opção de hospedagem, gasto médio por setor e pontos turísticos mais visitados. Já com os empresários foram levantados dados sobre contratação de temporários, ticket médio, variação do faturamento, ocupação de leitos, entre outros.
Os dados podem gerar insights e trazer informações relevantes para a tomada de decisão. “As pesquisas apontam oportunidades que podem exploradas pelos empresários e setor público. Nesta edição fica visível a importância do turismo interno, por que parcela significativa dos turistas que estão circulando na Serra Catarinense é do próprio estado. Além disso, a percepção dos empresários quanto ao aumento do faturamento na temporada em relação aos demais meses do ano mostra o impulso do turismo na economia dos municípios da Serra”, afirma Barcellos.
Seminário
O seminário “Perspectivas do Turismo na Serra Catarinense” é promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Amures, Uniplac e Conserra.
O objetivo é reunir órgãos, entidades, empresários e estudantes para debater estratégias e políticas públicas que promovam a gestão sustentável do turismo e fomentar o ecoturismo como fonte para a geração de emprego e renda, principalmente nas regiões mais afastadas e com grande potencial.
Um dos destaques será a palestra da portuguesa Lilia Ana Águas, integrante da diretoria da Associação da Rota da Bairrada, região produtora de vinhos de Portugal, que apresentará o case “As vinhas do progresso: O caminho percorrido pela Rota da Bairrada na consolidação do turismo relacionado com a área vitivinícola”.
Para o presidente da Comissão, deputado Ivan Naatz, esta experiência pode ser aproveitada pelo setor do enoturismo catarinense em função das características regionais semelhantes e pela forma como iniciou a revitalização do comércio do vinho português, que também sofre com os mesmos problemas de concorrência tributária com os vinhos dos países vizinhos. “Há inclusive o debate de uma proposta para implantação da Zona Franca de impostos do enoturismo”, antecipa o parlamentar.
Programação
08h00 as 08h30 – Recepção e Credenciamento
08h45 as 09h00 – Abertura Oficial
09h00 as 09h45 – Palestra “Turismo em Santa Catarina”, com o deputado estadual Ivan Naatz
09h45 as 11h00 – Palestra Enoturismo, com a ex-deputada federal de Portugal, Lilian Ana
11h00 as 11h30 – Palestra Vinhos de Altitude e o Turismo, com o presidente da Associação de Vinicultores de Altitude João Bassetti
11h30 as 12h00 – Palestra “A Princesa da Serra”, com o prefeito de Lages, Antônio Ceron
12h00 as 13h30 – Almoço
13h30 as 14h00 – Palestra Turismo em Urubici, com Markinhos Zilli
14h00 as 14h30 – Palestra Coxilha Rica, com Robério Bianchini
14h30 as 15h00- Palestra Turismo e o comércio na Serra Catarinense, com o superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos
15h00 as 15H30 – Turismo na cidade da Neve, da maçã e do Vinho de Altitude, com o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes
15h30 às 16:00 – Leitura e Aprovação da Carta de Instância de Governança Amures/Conserra
16h00 as 17h30 – Debate
18h00- Encerramento do Seminário “Perspectivas do Turismo na Serra Catarinense”