keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pesquisadores de SC divulgam avanços no tratamento da afasia

Estudo de pesquisadores da Univali e Udesc foi publicado em revista internacional

X
Imagem Ilustrativa

O tratamento da afasia com base na eletroencefalografia é o foco do estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A afasia é uma condição de saúde, geralmente desenvolvida a partir de um acidente vascular cerebral, que compromete as habilidades de comunicação oral e escrita.

No estudo os pesquisadores utilizaram um sistema de aquisição de sinal não invasivo de baixo custo baseado em eletroencefalografia para analisar mudanças de curto prazo nas propriedades espectrais do cérebro. Eles estimularam a carga de memória de trabalho durante os experimentos e avaliaram a valência emocional dos usuários. Como resultado, verificaram que a memória de trabalho era ativada por um período maior de tempo por meio das sessões.

O levantamento foi desenvolvido pelos pesquisadores Alejandro Rafael Garcia Ramirez, Eduardo José Legal e Marcelus Luis Oldoni, da Univali, e por Tiago Catecati e Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, da Udesc. Ele contou com a participação voluntária de associados da Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAfas), alunos e professores da “Rede de Apoio e de Reabilitação para Sujeitos Afásico de Itajaí e Região”, que é um projeto de extensão da Univali.

A pesquisa teve suporte financeiro do projeto “Contribuições no estudo e reabilitação da afasia: Desenvolvimento de soluções de comunicação suplementar e alternativa para pessoas com distúrbios de comunicação” aprovado na chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina Fapesc/CNPq Nº 04/2019, por meio do Programa de apoio a Núcleos Emergentes (Pronem).

O trabalho, com resultados preliminares, foi publicado pela revista internacional Computer Methods and Programs in Biomedicine Update, que reúne estudos que apresentem avanços revolucionários na aplicação de soluções médicas baseadas em computador, e pode ser conferida clicando aqui: https://doi.org/10.1016/j.cmpbup.2021.100006.

Fonte: Clicsc

Geral

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Balneário Piçarras lança Campanha Vacina Solidária

Iniciativa consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis durante a vacinação contra a Covid-19

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Segurança

Operação contra tráfico de drogas prende oito pessoas em Brusque

Após a conclusão do último inquérito policial, o Judiciário decretou a prisão preventiva de oito pessoas envolvidas com o tráfico de drogas

Geral

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.