keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Pesquisadores emitem alerta após descobrirem variante C.1.2 da Covid-19

Variante C.1.2 deixou pesquisadores preocupados porque ela carrega muitas características de outras cepas

X

Pesquisadores de genética que têm procurado por novas variantes do coronavírus dizem ter encontrado uma nova linhagem preocupante que carrega muitas das mesmas características de outras cepas, incluindo Alfa, Beta e Gama. A variante que eles estão observando, chamada C.1.2, apareceu em toda a África do Sul, bem como em sete outros países da África, Ásia e Pacífico, relatam os pesquisadores.

Eles ainda não têm certeza se as mutações podem deixar a cepa mais perigosa, mas a C.1.2 carrega mudanças que deram a outras variantes maior transmissibilidade e a capacidade de escapar da resposta do sistema imunológico em algum nível.

Ter mais mutações não significa necessariamente mais perigo – algumas mutações podem enfraquecer um vírus e é a combinação de mudanças que pode definir se um vírus se torna mais eficiente. Os pesquisadores explicam ainda que uma mutação extra pode cancelar os efeitos de outra.  Mas a equipe, que inclui a virologista Penny Moore, do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul, afirma estar acompanhando isso de perto.

“No momento, estamos avaliando o impacto desta variante na neutralização de anticorpos após a infecção por SARS-CoV-2 ou vacinação contra SARS-CoV-2 na África do Sul”, escreveram os pesquisadores em um relatório, publicado online como um pré-print – ainda sem a revisão dos pares.

“Esta variante foi detectada durante a terceira onda de infecções na África do Sul de maio de 2021 em diante e foi detectada em sete outros países na Europa, Ásia, África e Oceania. A identificação de novas variantes do SARS-CoV-2 está comumente associada a novas ondas de infecção.”

É muito cedo para a variante ser designada como variante de interesse ou variante de preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), então ela ainda não tem uma designação de alfabeto grego.

A OMS atualmente cita quatro variantes preocupantes, que são mais facilmente transmitidas, afetam a gravidade da doença ou evitam testes, vacinas ou tratamentos: Alfa ou B.1.1.7; Beta ou B.1.351; Gama ou P.1; e Delta ou B.1.617.2.

Variantes de interesse, que têm mutações preocupantes e causaram grupos de doenças, incluem Eta ou B.1.525; Iota ou B.1.526; Kappa ou B.1.617.1 e Lambda ou C.37, de acordo com a OMS. Maria van Kerkhove, líder técnica da Covid-19 da OMS, observou que muito poucas pessoas diagnosticadas com coronavírus foram infectadas com a variante C.1.2.

“Até o momento, existem cerca de 100 sequências de C.1.2 relatadas globalmente, os primeiros relatos são de maio de 21 da África do Sul”, disse ela no Twitter. “Neste momento, C.1.2 não parece estar aumentando em circulação”, acrescentou ela. Kerkhove disse que a OMS atualizará as pessoas em seu site e por meio de entrevista coletiva se isso mudar.

coronavirus

Aposentados com sequelas da Covid-19 terão isenção do Imposto de Renda

Um regulamento do Ministério da Saúde estabelecerá os tipos, os critérios para a caracterização e as condições para a manutenção desses benefícios referentes às complicações ou sequelas pós-covid-19

coronavirus

Santa Catarina não tem mais regiões no nível gravíssimo para Covid-19

A partir desta semana, a matriz apresenta uma nova região de saúde, a do Vale do Itapocu, que foi separada da Nordeste

coronavirus

Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa

coronavirus

Eduardo Bolsonaro testa positivo para a Covid-19 após viagem para Nova York

A confirmação do diagnóstico positivo do ministro da Saúde fez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar o isolamento dos integrantes da comitiva brasileira

coronavirus

Decreto prevê retomada gradual de shows e eventos em Santa Catarina

Novas portarias da Secretaria de Estado da Saúde serão publicadas em breve com as regras de funcionamento

Mais notícias

Cidades

Trânsito no Morro de Zimbros será interrompido nesta terça-feira (27)

O Governo do Município de Porto Belo, por meio do Departamento de Trânsito da cidade, informa que nesta terça-feira (27), o trânsito no Morro de Zimbros estará interrompido para que seja realizada mais uma parte […]

Segurança

Caminhoneiro morre esmagado por carga após entrar em área de escape na BR-376

O motorista morreu no local. Antes da chegada do socorro, motoristas que passavam pela região tentaram auxiliar a vítima