keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Polêmica em torno da vacinação movimenta a política em Brasília

Leia na Coluna Esplanada desta segunda-feira (21) direto de Brasília

X

Politização

Com críticas à politização em torno da vacina e das medidas de combate ao Covid-19, a comissão do Congresso que fiscaliza as ações da União durante a pandemia conclui, no parecer final, que o Brasil ainda segue sem um plano nacional de vacinação, apesar de o governo “ter divulgado algumas informações gerais”. No relatório, o colegiado também cobra do Ministério da Saúde transparência na divulgação das taxas de ocupação de leitos públicos de UTI. Os parlamentares verificaram que o Painel de Leitos e Insumos apresenta apenas o número total e suas especialidades, “não mostrando, ainda, dados quanto às taxas de ocupação por unidade da Federação”.

Recomendação  

Entre as recomendações ao Ministério da Saúde, o relatório sublinha que o debate sobre a vacina e as medidas de combate ao Covid-19 “deve ser pautado, estritamente, por informações técnicas e científicas”.

MEC 

Em relação à área da educação, o parecer aponta a falta de coordenação nacional. “Parece não haver um órgão oficial que tenha consolidado as informações sobre as atividades não presenciais, a situação da conectividade dos alunos e professores”, resume o texto aprovado pela comissão. 

Visita íntima

Deputados e senadores estudam medidas para barrar a decisão do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) que autoriza visitas íntimas e relacionamento afetivo entre adolescentes privados de liberdade.

Repúdio 

Para a deputada Rose Modesto (PSDB-MS), o conselho teria a função de proteger crianças e adolescentes vítimas de violência e não o contrário. Jerônimo Goergen, do PP gaúcho, assinala: “Isso precisa ser revisto”.

Articulação

Caciques do MDB e PP costuram uma articulação casada no Congresso Nacional. Pelas conversas, o MDB abriria mão da candidatura própria na Câmara para assegurar os votos dos progressistas no Senado.

Bloco

O presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), no entanto, mantém a intenção de sair candidato pelo bloco de Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, que conta com o apoio de 11 legendas.

Quem? Candidato do Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP-AL) tem minimizado o anúncio do apoio do bloco de esquerda à candidatura bancada pelo presidente da Câmara. “Quem é o candidato do Rodrigo Maia?”, provoca.

Na mesa

Maior bancada da Câmara, o PT, com 54 deputados, insiste para que o candidato apoiado por Maia seja um nome do bloco de esquerda. Há resistência na bancada às eventuais candidaturas de Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Indígenas 

A Funai gastou apenas 52% dos recursos – mais de R$ 41 milhões – para enfrentamento do Covid entre indígenas. Conforme levantamento inédito do Inesc (Instituto de Estudos Socioecnômicos), o baixo índice de investimentos mostra a fragilização da política indigenista, “esvaziada de pessoal e corpo técnico”. 

Óbitos

O novo coronavírus já atingiu diretamente mais da metade dos 305 povos indígenas que vivem no Brasil. O Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena registrou 41.250 infectados e 889 óbitos.

Indústria  

O nível de atividade do setor da construção registrou desempenho positivo em novembro. No entanto, há três meses o indicador vem assinalando patamar menos intenso. Pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostra que a utilização da Capacidade Operacional atingiu 63% – maior nível desde dezembro de 2014.

coronavirus

Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus

Seis veículos saíram de Porto Velho; viagem durou mais de três dias

coronavirus

Casa de eventos de Joinville é interditada após descumprir regras contra a Covid-19

Na noite deste sábado (23), uma casa de eventos foi interditada por sete dias após denúncias de aglomerações. Um vídeo divulgado em um perfil do Instagram que denuncia locais que desobedecem as regras de quarentena, […]

coronavirus

Estados brasileiros começam a receber vacina de Oxford

Amazonas, Ceará, DF, Minas e Rio estão com as doses

coronavirus

Santa Catarina recebe mais 47,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 neste domingo

Local da chegada das vacinas em Florianópolis será no Floripa Airport

coronavirus

MPSC monitora a execução da campanha de vacinação contra covid-19 segundo os planos estadual e municipais de imunização

A vacinação deve ocorrer de acordo com os planos para o atendimento aos públicos prioritários conforme o que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde e adotado pelo Estado. Promotorias de Justiça receberam material técnico para a instauração de procedimentos de acompanhamento das ações de vacinação e as redes sociais do MPSC orientam a população sobre como as suspeitas de “fura-fila” ou outras possíveis irregularidades podem ser comunicadas ao Ministério Público

Mais notícias