Em cidades litorâneas como Itapema, devido à grande quantidade de público nos eventos em locais abertos ou fechados, indivíduos de má-fé podem aproveitar a oportunidade para cometerem práticas delituosas, principalmente com mulheres, que vão ao local para se divertir.
Alguns crimes mais comuns como importunação sexual, assédio sexual, estupro e outros são cometidos com maior frequência. Diante desse cenário, a Delegacia de Polícia Civil de Itapema, por meio do CAAV – Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica alerta sobre os cuidados que devem ser tomados e orienta as vítimas.
A escrivã de polícia Wilma Fernanda explica que nesses atos as condutas dos autores são semelhantes.
“Normalmente os agressores induzem as mulheres a consumirem bebidas alcoólicas em excesso, ou até misturam substâncias conhecidas popularmente como “boa noite cinderela” , para que assim, elas percam um pouco ou total a consciência, o que consequentemente facilita o ato criminoso. Portanto, é necessário ressaltar que as pessoas precisam tomar os devidos cuidados, principalmente em relação a desconhecidos que oferecem bebidas.
A policial relata também que, há casos em que pessoas mal intencionadas buscam se envolver afetivamente com as mulheres presentes nos locais das festas e, a partir da recusa em aceitar as aproximações, muitas vezes pode ocorrer agressões contra estas.
A orientação é que as mulheres tomem as devidas precauções e caso sofram algum crime de natureza sexual é necessário que procurem imediatamente a Polícia Civil de Itapema ou uma unidade policial mais próxima do fato.