keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil de SC deflagra operação “Stretch” contra lavagem de dinheiro e cumpre mandados de busca em três Estados

A organização teria causado prejuízo aproximado de R$2 milhões

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Na manhã desta quarta-feira (06), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação “Stretch” com a finalidade de coibir o crime de lavagem de dinheiro e de buscar a despatrimonialização de um grupo criminoso que praticou diversos estelionatos e fraude na emissão de duplicatas, causando prejuízo aproximado de R$2 milhões.

A ação foi realizada pela Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), com o apoio operacional da Delegacia de crimes Fazendários , Delegacia de Combate à Corrupção e da Defraudações, também da DEIC/PCSC, além do apoio das Polícias Civis da Bahia e de São Paulo.

A investigação identificou que um ex-funcionário de uma empresa de logística, em conluio com um empresário, simulou a venda de insumos, emitindo as respectivas duplicatas, sem a efetiva entrega do produto. Após o pagamento os valores foram pulverizados em contas de interpostas pessoas e de outras pessoas jurídicas, a fim de ocultar e dissimular o proveito do crime, além da aquisição de bens de luxo, veículos importados e pagamento de viagens.

As medidas visam a apreensão de documentos capazes de revelar as estratagemas de ocultação e dissimulação de bens e valores, apurar a real situação do patrimônio sem lastro, a identificação de outros bens que não haviam sido identificados, possivelmente em nome interpostas pessoas, mas principalmente sufocar financeiramente a atividade criminosa, com a apreensão e a indisponibilidade de ativos que tenham sido adquiridos ou que sejam frutos de valores auferidos com a prática criminosa.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em três Estados e 6 municípios, além do sequestro de veículos, imóveis e ativos financeiros. Os mandados de busca e apreensão da operação “Stretch” foram cumpridos na Bahia, nos municípios de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas e em São Paulo em Votuporanga. Em Santa Catarina, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São José e Florianópolis.

As investigações contaram com o suporte técnico do Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Capitais e operacional das demais unidades da DEIC/PCSC.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Segurança

Laboratório de drogas de São José era inspirado na série ‘Breaking Bad’

Assim como na série, o laboratório real buscava se destacar no submundo do crime pela suposta “pureza” de seus produtos

Mais notícias

Tempo

Temperaturas podem chegar aos 30ºC no feriado de Páscoa em SC

Previsão indica possibilidade de chuva em algumas regiões do estado