keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Federal faz operação contra o tráfico de drogas sintéticas no Litoral Norte de SC

Cerca de 80 policiais federais estão na operação nos estados de Santa Catarina e Paraná

X
Siga-nos no google-news

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a operação “Rota do Espantalho”, visando desmantelar uma associação criminosa, instalada no litoral norte de Santa Catarina, voltada à prática do crime de tráfico de drogas sintéticas para venda em eventos no estado e fora dele.

Cerca de 80 policiais federais estão cumprindo 16 mandados de busca e 6 mandados de prisão temporária nos estados de Santa Catarina e Paraná, em 5 cidades: Joinville/SC, Balneário Camboriú/SC, Florianópolis/SC, Curitiba/PR e São José dos Pinhas/PR. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Justiça Estadual em Joinville/SC e no seu cumprimento estão sendo utilizados cães farejadores da PM/SC.

As investigações apontaram que os investigados, que se passavam por empresários, atuavam promovendo a compra injustificada de produtos químicos precursores da fabricação de drogas sintéticas, como tricloroetileno, ácido clorídrico, helional, isopropanol e outros. As substâncias eram adquiridas em duas lojas de produtos químicos de Joinville e em seguida eram levadas para laboratórios clandestinos, onde eram empregadas na fabricação de drogas como ecstasy e MDMA em grandes quantidades. 

Durante os trabalhos de investigação, que começaram em junho de 2020, a Polícia Federal desmantelou três laboratórios clandestinos de drogas sintéticas, um em São José dos Pinhais/PR, um em Camboriú/SC, e o terceiro em São Francisco do Sul/SC, promovendo a prisão em flagrante de 6 pessoas. Em apenas um dos laboratórios desativados foram encontradas substâncias químicas capazes de produzir 290 mil comprimidos de ecstasy. 

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico (Lei n. 11.343/06), cujas penas máximas somadas chegam a 25 anos de reclusão. Os presos serão conduzidos às sedes da PF em Joinville e Itajaí, onde serão interrogados e, posteriormente, levados ao presídio regional de Joinville, onde ficarão recolhidos à disposição da Justiça. 

Às 10h30m, será concedida entrevista coletiva na Delegacia da PF em Joinville, com a participação da Receita Federal, a Rua José Elias Giuliari, n° 72 – Bairro Boa Vista.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Segurança

Operação da PC investiga fraude em licitação na cidade de São José

A operação teve como objetivo investigar a suspeita de frustração do caráter competitivo de licitação ocorrida em 2023, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito