keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Policiais de SC iniciam curso de capacitação com a Polícia da França

A qualificação da polícia em Santa Catarina passa pelos investimentos que o Governo tem feito na área, por meio do programa SC Mais Segura

X
Divulgação

O curso de Técnicas de Intervenção no âmbito do CQB e das Estruturas Tubulares foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (13), em solenidade no auditório do Centro Administrativo de Segurança Pública, em Florianópolis. A qualificação da polícia em Santa Catarina passa pelos investimentos que o Governo tem feito na área, por meio do programa SC Mais Segura.

O curso é ministrado por dois policiais da Polícia Nacional da França, vai até 24 de junho e contará com 22 policiais do Estado: dez da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina, dez do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de SC e dois policiais da Polícia Federal em SC.

“Teremos uma polícia ainda mais especializada. Quem ganha é a sociedade catarinense, que passará a contar com técnicas diferenciadas e princípios que a França vem implementando, principalmente questões envolvendo reféns e o combate em ambientes confinados, tubulares, como ônibus, aviões e shoppings”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.

Esta não será a primeira vez que oficiais da Polícia nacional francesa ministram cursos em Santa Catarina, conforme explica o adido de Polícia adjunto da Embaixada da França no Brasil, comandante Serge Giordano.

“Já estive várias vezes ao Estado, viemos ano passado e agora de novo. Há 32 anos compartilhamos (RAid) informações com as polícias brasileiras. Começamos há dois anos com a polícia de Santa Catarina, uma iniciativa que vamos continuar”, diz Giordano.

Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Marcelo Pontes destacou a importância da cooperação entre as polícias e reforçou que todos vão sair ganhando.

“É um momento importante para a Segurança Pública, oferecer esse curso para os policiais especializados da Civil e da PM mostra como todos têm a ganhar com o intercâmbio. Tenho certeza que nossos policiais aprenderão muito com o curso, mas os franceses também vão voltar com algo novo na bagagem. A integração se faz necessária e é algo que discutimos toda semana na reunião do Colegiado, e quem ganha com isso somos todos nós”, reforça Pontes.

Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública, o perito-geral Giovani Eduardo Adriano fala do crescimento coletivo do setor de segurança no Estado: “Sentimos desde o início do modelo de Colegiado, uma das inovações da gestão do Governador Moisés, que a segurança tem melhorado e os números mostram isso em muitos indicadores. O investimento na qualificação dos nossos profissionais é um dos nossos objetivos”, ressalta Giovani.

O curso

O curso “Técnicas de Intervenção no âmbito do CQB e das Estruturas Tubulares” ocorrerá até o dia 24 de junho, em Florianópolis. Entre as atividades previstas estão Técnicas de tiro; CQB em estande; CQB e tiro em baixa luminosidade; técnicas em ambientes tubulares, com intervenção em ônibus e em avião; e em ambientes amplos, com intervenção em sala de cinema, escolas, veículos e ambientes urbanos.

Os policiais da França que ministrarão o curso são do grupo de Operações Especiais da Polícia Nacional da França, sob a sigla RAID, que significa Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion (Busca, Assistência, Intervenção e Dissuasão). A missão principal desta unidade é promover a intervenção tática especializada em situações de alto risco, lidando principalmente com terrorismo e crime organizado. 

Fonte: Clicsc

Segurança

Homem descumpre medida protetiva contra ex-mulher e acaba preso em Gaspar

Ela possuía medida protetiva de afastamento e proibição de manter contato desde o ano passado

Segurança

Polícia apreende 400 mil maços de cigarros contrabandeados em Chapecó

O veículo, a mercadoria e o condutor foram entregues na Polícia Federal

Segurança

Menino de 13 anos morre após ser brutalmente espancado na saída de escola

Garoto tinha problemas de saúde, sofria convulsões e teria passado mal após a briga

Segurança

Começa nova etapa da remoção de veículos apreendidos em São José

Os trabalhos são realizados na Central de Plantão Policial (CPP/PCSC) de São José

Segurança

Justiça condena motorista de aplicativo que violentou estudante em Florianópolis

No trajeto motorista se aproveitou do da vítima que estava embriagada para tocar suas partes íntimas

Mais notícias

Geral

Âncora da CNN comete gafe e fala palavrão ao vivo; Veja o vídeo

Internautas não perdoaram e vídeo viralizou na web

Segurança

Homem descumpre medida protetiva contra ex-mulher e acaba preso em Gaspar

Ela possuía medida protetiva de afastamento e proibição de manter contato desde o ano passado