keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Policiais de SC participam de curso sobre técnicas de intervenções com agentes da França

Nesta segunda-feira (13), houve a solenidade de abertura do curso

X
Siga-nos no google-news

Intervenções policiais em cenários com refém em ônibus, avião ou escola, sala de cinema ou veículos. Esses são alguns dos exemplos práticos em que policiais civis e militares de Santa Catarina, além de policiais federais, receberão treinamento ministrado no Estado a policiais da Polícia Nacional Francesa.

Nesta segunda-feira (13), houve a solenidade de abertura do curso denominado “Técnicas de Intervenção no âmbito do CQB e das Estruturas Tubulares”. O ato aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Segurança Pública, em Florianópolis, com a presença dos comandos das Polícias Civil e Militar de SC, de representantes da Polícia Nacional Francesa, do Consulado da França e dos policiais que farão o treinamento.

No total, 22 policiais brasileiros participarão do curso, sendo dez da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina, dez do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de SC e dois policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.

“Teremos uma polícia ainda mais especializada. Quem ganha é a sociedade catarinense, que passará a contar com técnicas diferenciadas e princípios que a França vem implementando, principalmente em questões envolvendo reféns e o combate em ambientes confinados, tubulares, como ônibus, aviões e shoppings”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.

Intercâmbio

O comandante da Polícia Nacional da França, Adido de Segurança Interior Adjunto, Serge Giordano, esteve na solenidade e reforçou a importância do intercâmbio.

“Já vim várias vezes ao Estado, viemos ano passado e agora de novo. Há 32 anos compartilhamos (RAID) informações com as polícias brasileiras. Começamos há dois anos com a polícia de Santa Catarina, uma iniciativa que vamos continuar. É importante haver essa troca de experiência, os policiais de SC vão conhecer as nossas técnicas, mas também dois policiais franceses vão aprender a realidade de Santa Catarina”, comentou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, lembrou da integração existente na segurança em Santa Catarina, por meio do Colegiado Superior de Segurança e assinalou também a troca de experiências na área operacional.

“É um momento importante para a Segurança Pública, oferecer esse curso para os policiais especializados da Polícia Civil e da PM mostra como todos têm a ganhar com o intercâmbio. Tenho certeza que nossos policiais aprenderão muito com o curso, mas os franceses também vão voltar com algo novo na bagagem. A integração se faz necessária e é algo que discutimos toda semana na reunião do Colegiado, e quem ganha com isso somos todos nós”, reforça Pontes.

Para a cônsul honorária da França em SC, Celina Maria Ramos Arruda Macedo, “no momento que vivemos, a segurança é extremamente importante e, no caso aqui será uma troca muito rica porque todos vão apresentar as suas técnicas”.

O curso

O curso “Técnicas de Intervenção no âmbito do CQB e das Estruturas Tubulares” ocorrerá entre os dias 12 a 24 de junho, em Florianópolis. Entre as atividades previstas estão Técnicas de tiro; CQB em estande; CQB e tiro em baixa luminosidade; técnicas em ambientes tubulares, com intervenção em ônibus e em avião; e em ambientes amplos, com intervenção em sala de cinema, escolas, veículos e ambientes urbanos.

Visita à Delegacia Geral

Após a solenidade, os policiais franceses e os representantes da França foram recebidos pelo delegado-geral da Polícia Civil de SC, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, na Delegacia Geral. O coordenador da CORE/PCSC, delegado Jhon Vieira, e a cônsul da França, Celina Maria Ramos Arruda Macedo, também participaram do encontro.

Fonte: Clicsc

Segurança

Suspeito de abuso sexual é preso em SC

A Polícia Civil de Iomerê, com o apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Videira, cumpriu na tarde de quarta-feira (06) no município de Fraiburgo um mandado de busca e um mandado de prisão […]

Segurança

Motorista perde controle do carro e morre ao bater carro em árvore; Veículo foi partido ao meio

Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima conduzia um Voyage, placas do Mercosul, quando bateu violentamente contra uma árvore

Segurança

Acidente entre caminhão-tanque e carro na BR-470 em Ilhota mata homem; Rodovia está totalmente interditada

O caminhão-tanque envolvido no acidente está carregado com mais de 12 mil litros de gasolina

Segurança

Homem é flagrado tão bêbado em cima de cavalo que precisa ser escoltado

O vídeo mostra o homem tentando se equilibrar em cima do animal, mas ele não tinha controle nenhum do cavalo

Mais notícias

Cultura e Lazer

Gastronomia italiana é uma das atrações da 28º Incanto Trentino de 4 a 7 de agosto

28ª Incanto Trentino - Festa das Tradições Trentino Italianas, acontece de 4 a 7 de agosto

Geral

Todo Nicolas Cagezinho, Dianho faz sessão de autógrafos em shopping de Itajaí

O livro conta a história de superação do humorista, que virou sensação da web com o bordão "todo Nicolas Cagezinho"