keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Policiais federais se disfarçam de bandidos para invadir porto em SC e testar segurança

Uma embarcação sem identificação, na área restrita da Portonave, em Navegantes, foi invadida na terça-feira (25), por policiais federais à paisana, durante um exercício de segurança. O objetivo das equipes, que simularam a atuação de criminosos, foi verificar como era os protocolos de segurança no terminal e a eficiência para identificar crimes e ameaças de terrorismo. As equipes de vigilância do local não sabiam do simulado, que foi organizado pelo Cespostos, braço estadual da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).  

Pela primeira vez, os três maiores complexos portuários do país – Santos, Paranaguá e Itajaí – receberam o exercício, executado pela Polícia Federal. Segundo publicado pela colunista Dagmara Spautz, da NSC, além da invasão pela água, outras situações também foram testadas nos postos – como uma equipe em viatura descaracterizada que tentou entrar no porto com falsos policiais. O resultado do simulado é sigiloso, e servirá para avaliar os terminais e alinhar situações que precisem de ajustes. Em Navegantes, tudo indica que o teste foi positivo, já que os falsos bandidos foram detidos pelos vigilantes, que acionaram a Polícia Federal.

Situações como a que foi simulada na Portonave, por exemplo, são usadas por criminosos para “contaminar” contêineres e navios com drogas. Pelo menos uma apreensão feita em 2019 – ano de apreensões recordes nos portos de Santa Catarina – ocorreu em situação similar. Em todo o ano passado, mais de 4 toneladas de cocaína foram interceptadas nos portos do Estado. Este ano, 1,5 tonelada da droga foi recolhida pela Receita Federal e a Polícia Federal em duas operações, nos portos de Itajaí e Itapoá, no mês de janeiro.

Geral

Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente na SC-305

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) auxiliou os socorristas no local, desviando o fluxo de trânsito e registrou um boletim de ocorrência

Geral

Homem caí durante voo de parapente em Florianópolis

Acidente ocorreu na tarde deste domingo (25)

Geral

VÍDEO: Bombeiro é eletrocutado enquanto resgatava pássaros de fiação

Apesar do susto, bombeiro foi internado e está estável

Geral

Carreata realizada por pais em Itapema pede retomada das aulas

Carreata deste domingo (25) chamou atenção de diversas pessoas

Mais notícias