No final da tarde deste sábado (18), a ponte do Rio Perequê, que conecta os municípios de Itapema e Porto Belo, foi completamente interditada, conforme anunciado na tarde de sexta-feira (17).
A ponte estava com tráfego parcial desde o início de março. Em consideração a um novo parecer técnico emitido pela Defesa Civil Estadual, que evidencia o agravamento do estado estrutural da ponte, a partir deste sábado (18), está proibido o tráfego de qualquer tipo de veículo, incluindo carros, motocicletas, caminhões e ônibus, além da passagem de pedestres e ciclistas.
O prefeito Joel Lucinda, de Porto Belo, destacou em um vídeo divulgado na sexta-feira que a situação é grave e a ponte pode colapsar a qualquer momento.
De acordo com a prefeitura de Itapema, a partir da próxima semana será iniciado um processo licitatório para a construção de uma nova ponte.
A Prefeita Nilza Simas também divulgou nesta tarde a solicitação para uma ponte móvel do Exército ao governador do estado, Jorginho Mello. Essa é uma alternativa temporária para viabilizar o tráfego de veículos em casos de emergência, e pode ser instalada em pouco tempo.