keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pontos turísticos de Florianópolis: 15 principais lugares

Agora é só escolher o seu destino e aproveitar!

X
Siga-nos no google-news

Conhecer os pontos turísticos de Florianópolis, é fundamental para aproveitar seu roteiro pela Ilha da Magia, que certamente é uma das capitais mais interessantes do Brasil.

Se engana quem pensa que o turismo em Florianópolis é baseado somente na Praia dos Ingleses, Jurerê, Canasvieiras, Praia Mole e as demais praias. É verdade que são o principal atrativo para os turistas, mas existe muito mais atrações espalhadas pela área total de Floripa, com 55km de comprimento e 18km de largura.

São construções e vilarejos históricos, mangues, lagoas e uma série de lugares turísticos para preencher seus dias de férias, feriado ou réveillon em Florianópolis.

Mas afinal, quais são os pontos turísticos de Florianópolis? E qual o lugar mais bonito?

Para ajudar em seu planejamento, selecionamos neste artigo os principais pontos turísticos de Florianópolis que valem a pena visitar!

Trata-se de uma das capitais mais bonitas e com melhor qualidade de vida do Brasil,. A cidade une uma estrutura moderna e praias incríveis, e em visita fica até perdido em meio a tantas opções para conhecer.

Confira abaixo os pontos turísticos de Florianópolis e aproveite a viagem!

1. PONTE HERCÍLIO LUZ

Quando pensamos em Floripa, logo vem a nossa memória a imagem da Ponte Hercílio Luz, o principal cartão-postal da cidade.

Após ter ficado mais de 38 anos inativa, em setembro de 2020 a ponte voltou a receber tráfego de veículos de passeio, o que ajuda muito no trânsito local, pois se trata do principal elo de ligação entre continente e ilha.

Divulgação/GOV SC

A ponte possibilita também corridas, caminhadas e passeios de bicicleta para locais e turistas, além de uma vista linda do mar. Aproveite também para avistá-la da Avenida Beira Mar Norte, pois a vista noturna é linda.

2. MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

Praticamente toda cidade tem um “Mercado Central”, e eles são um ótimo espaço para emergir na cultura local, principalmente para conhecer a gastronomia e os produtos fabricados na região.

O Mercado Público de Florianópolis não podia ser diferente, pois nele você encontra de tudo e ainda pode aproveitar os pratos da culinária típica.

Quem passar pelos pontos turísticos de Florianópolis no Centro, não pode deixar de parar para almoçar no mercado experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para happy hour.

Mas as opções de onde comer no Mercado Público de Florianópolis não param por aí, afinal são 21 pontos de alimentação entre bares, cafeterias, restaurantes e até mesmo um famoso fast-food.

Como Floripa é uma cidade famosa pela pesca como forma de economia, você encontrará vários boxes que vendem peixes e outros frutos do mar; você encontrará ainda lojas de frutas, açougue, artesanato, calçados, confecção, casa lotérica e diversos outros serviços.

Divulgação/ Mercado Público
  • Endereço: R. Jerônimo Colho, 60 – Centro
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 7 horas às 22 horas; sábado das 7 horas às 14 horas (bares até às 17 horas).
3. PRAÇA XV DE NOVEMBRO

Próxima ao Mercado Central, a Praça XV de Novembro é um refúgio arborizado no centro da cidade, ótima para caminhar, parar para conversar ou simplesmente tirar fotos de Florianópolis. Tanto que é normal ver no local, turistas (principalmente argentinos e uruguaios) acompanhados de um guia turístico.

Em meio a tantas árvores, uma certamente chama a atenção: a Figueira centenária, que impressiona por seu tamanho e beleza. Ela é realmente bem grande, sendo que você pode sentar embaixo dela nos bancos da praça.

É muito comum ver famílias com crianças no local, mas sempre vale a pena tomar aquele cuidado com a segurança.

Divulgação/Google Maps/ Paulo Vitor Herman
4. CATEDRAL METROPOLITANA

Bem em frente à praça está um atrativo muito interessante para quem deseja fazer turismo religiosos em Santa Catarina, afinal trata-se da principal igreja de Florianópolis e é uma das coisas para fazer na cidade de graça.

A Catedral Metropolitana de Florianópolis (Matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro) foi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

Esta igreja conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924.

O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município. Apesar de simples, a catedral possui um altar muito bonito e, no final do ano, monta um belíssimo presépio em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo.

Divulgação/Catedral Metropolitana.org

Além disso, ela recebe todas as sextas, no largo da Catedral, das 8 às 18 horas, a Feirarte, uma feira de artesanato e quitutes caseiros administrada pela Fundação Franklin Cascaes.

  • Endereço: R. Padre Miguelinho, 55 – Centro
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 6 horas ás 12 horas.
5. PRAIA DA JOAQUINA

A Praia da Joaquina é um dos pontos de parada obrigatórios para quem visita Floripa.

Localizada a 15 km do centro da cidade, ela ficou famosa pela qualidade de suas ondas e já foi palco de campeonatos internacionais de surf; além disso, o mar é limpo e a faixa de areia é larga.

Praia da Joaquina/PMF/Divulgação

Ao longo da praia, não é difícil encontrar bons quiosques, bares, restaurantes e opções de bons hotéis; assim como chuveiros e estacionamentos. Em Joaquina vale a pena ainda desfrutar da bela iluminação noturna, sendo uma ótima dica do que fazer em Florianópolis à noite.

Também é nesta praia que ficam as famosas dunas da “Joaca”, de onde se tem uma vista incrível do alto!

Além disso, as dunas da Joaquina servem de palco para a prática do sandboard, uma espécie de surf na areia que está ganhando cada vez mais evidência, principalmente para turistas, não deixe também de apreciar do pôr do sol no local, que é simplesmente incrível.

Esta Praia de Joaquina oferece uma ótima estrutura, com muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas.

6. CAMPECHE

Outro dos pontos turísticos de Florianópolis bem famoso é o Campeche, ótima praia para quem gosta de praticar esportes. Ela fica a 13 km do Centro de Floripa, mas seu acesso é bem sinalizado via SC-405.

O ‘Riozinho’, região da praia em que um pequeno ´córrego desemboca no mar, é a área mais popular e visitada. Isso porque lá são praticados diferentes tipos de modalidades, como kitesurf, windsurf, frescobol, futebol de areia, futvôlei e slackline.

A Praia do Campeche possui areia bem fofa e um mar bastante agitado com fortes ondas; portanto não é muito recomendada para crianças. Ela conta com alguns restaurantes e bares nos arredores, mas são raríssimos os vendedores ambulantes.

Outra dica é aproveitar e estender o passeio até a ilha do Campeche, que fica bem em frente à praia, através de um passeio de barco que pode ser contratado nas agências locais.

7. PRAIA MOLE
Praia Mole/Divulgação/PMF

Uma das praias mais badaladas de Floripa é a Praia Mole. Ótima para a prática de surf, reduto de jovens na capital catarinense, é famosa também por ser um dos destinos prediletos da comunidade LGBTQIA+.

Com fácil acesso aos visitantes por ficar bem em frente à rodovia, a Praia Mole se tornou muito badalada, tendo muitos quiosques, restaurantes e bares à beira-mar.

Ponto de encontro de surfistas e galera sarada de Floripa, também é onde o público LGBT encontrou seu espaço, nos bares do canto esquerdo.

A Praia Mole em Florianópolis também possui uma faixa de areia fofa (convidativa para esportes) e um mar agitado com muitas ondas.

8. BARRA DA LAGOA

A Barra da Lagoa é uma região que vale muito a pena ser visitada. Ela fica na parte leste da ilha, entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta, além disso, é cortada pelo Canal da Barra, que tem uma de suas principais atrações, a ponte pênsil.

Barra da Lagoa/Divulgação/PMF

A beira da lagoa é cheia de bares e restaurantes, onde é possível fazer passeios de barco. A praia é lindíssima, sendo uma área de preservação ambiental com águas muito claras.

Trata-se da área favorita dos pescadores em Florianópolis, por isso é corriqueiro ver barcos de pesca navegando pelas suas águas. É realmente uma praia bem calma, muito mais tranquila do que as áreas mais movimentadas do litoral de Florianópolis.

9. SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Localizado 12 km ao norte do Centro, Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros bairros colonizados de Florianópolis e até hoje preserva muitos aspectos da tradição açoriana, principalmente em sua arquitetura.

O bairro tem uma ótima vista para o continente e para a ponte Hercílio Luz. Além disso, a região é famosa pelo seu centro gastronômico, cheio de restaurantes especializados em frutos do mar.

O que a torna incrível é que se trata da praia mais romântica de Santa Catarina, sendo ótima para curtir o pôr do sol; ela possui uma curta faixa de areia branca fofa e águas calmas, onde aportam diversos barcos diariamente.

No bairro, você pode passear pelas ruas para admirar as casas de arquitetura colonial, almoçar nos restaurantes e comprar uma lembrancinha na loja de artesanatos, ou seja, é ótimo para uma tarde tranquila a dois.

10. JURERÊ INTERNACIONAL

Sem dúvidas, Jurerê Internacional é a praia mais badalada e glamurosa da cidade. A região, uma espécie de “Beverly Hills brasileira”, é cercada por mansões e frequentada por pessoas famosas.

Divulgação/PMF

Esta é a praia onde as pessoas de alta renda resolveram morar em Santa Catarina, com ótima infra-estrutura, incríveis bares, restaurantes, hotéis, cafés, supermercados, lojas, farmácias, escolas e um shopping a céu aberto, com ótimas opções de compras, alimentação e lazer.

Além disso, Jurerê é o destino favorito dos turistas para o Reveillon em Florianópolis e para feriados também; por isso é muito comum nessas datas ela ficar repleta de turistas.

Nesta região também estão localizadas as principais baladas em Florianópolis, como a P12, Milk e Café de La musique.

11. MORRO DA CRUZ

O Morro da Cruz é considerado o principal mirante da cidade, por isso, é entre os pontos turísticos de Florianópolis, proporcionando uma vista panorâmica da ilha, devido a sua altitude e localização.

Com 285 metros de altitude, do seu topo é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte da costeira da ilha.

Uma dica importante é não fazer esta visita à noite, pois ultimamente o local vem se tornando um pouco perigoso e sua iluminação é precária.

A menos de 4 km de distância do Morro da Cruz, você encontrará o Shopping Iguatemi.

12. FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA

Para quem procura por lugares históricos entre os pontos turísticos de Florianópolis, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é uma excelente dica.

Situada no alto de u morro ela foi idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Pires nos anos 1700, como um dos vértices do triângulo de fogo. Em sua construção, ela conta com um paiol de pólvora, uma capela dedicada a São José, a casa onde habitava o comandante, os muros de proteção e um canhão original da época.

Este forte foi revitalizado em 1938 quando foi tombado pelo patrimônio histórico e passou por novas reformas nos anos 80.

Administrada atualmente pela Universidade Federal de Santa Catarina, ela fica localizada na Praia do Forte, nas proximidades de Jurerê Internacional, em uma região com muitos restaurantes de frutos do mar por perto.

  • Endereço: Servidão da Carioca, s/n – Praia do Forte.
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.
13. LAGOA DA CONCEIÇÃO

Entre os pontos turísticos de Florianópolis no Centro, a Lagoa da Conceição de destaca por sua beleza, tanto que é considerada uma das principais atrações em Santa Catarina.

Maior lagoa da capital catarinense, ela possui 15 km² de águas calmas, ótimas para se banhar e praticar modalidades aquáticas como o stand-up paddle e também o windsurf.

Em terra, é comum ver pessoas fazendo piqueniques no local, além de caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Nas proximidades, não deixe de conhecer alguns dos restaurantes e bares que a cercam.

Outro atrativo sobre o que fazer na Lagoa da Conceição é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um dos primeiros do Brasil, datado de 1750 e que guarda itens originais doados por D. Pedro II.

14. RIBEIRÃO DA ILHA

Localizada no Sul de Florianópolis, a exatos 18 km do Centro, esta simpática vila merece sua visita.

Ribeirão da Ilha possui uma pequena praia, casas antigas preservadas, uma pracinha típica de interior, uma igreja e ruas de pedra muito charmosas, tudo com uma arquitetura colonial; a impressão que passa é que se está em uma cidadezinha de Portugal.

Mas o grande destaque de Ribeirão da Ilha fica para a gastronomia, afinal conta com restaurantes diversos, com especialidade, claro, para os frutos do mar.

Se estiver com tempo, visite também a bela Praia Lagoinha do Leste, que fica na mesma região, a 12 km de distância.

15. PALÁCIO CRUZ E SOUZA

Para fechar a lista de pontos turísticos de Florianópolis, temos o Palácio Souza e Cruz. Também conhecido como o Museu Histórico de Santa Catarina.

Possuí traços barrocos do século XIX; ele fica na Praça XV de Novembro, bem no Centro, sendo de muito fácil acesso para quem deseja aprender sobre a história da colonização de Florianópolis.

Trata-se de um grande casarão muito elegante que já fora habitado, que conta com móveis originais de época, assim como os talheres, quadros, castiçais e todos os outros objetos preservados.

  • Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
  • Horário de Funcionamento: de segunda à sexta das 10 horas às 18 horas; sábado e domingo das 10 horas às 16 horas.

Agora é só escolher o seu destino e aproveitar!

Fonte: Clicsc

Geral

Projeto “Composteira” promoverá em agosto uma série de ações em Bombinhas

Iniciativa oferecerá oficinas gratuitas de compostagem e movimento, além de exibições de um doc-performance e bate-papo com o público

Geral

Casan orienta população sobre saneamento no aniversário do Jardim Botânico de São José

A missão é colaborar com a despoluição do Rio Araújo, de São José, orientando a população quanto à correta ligação na rede de esgoto e promovendo a utilização do sistema de tratamento individual nos imóveis desprovidos de rede coletora

Geral

Ação do MPSC ajuda 48 cães que viviam em situação de maus-tratos a serem adotados em SC

Em 2021, o MP ajuizou ação penal e ação civil pública para garantir o direito dos animais, resguardar a saúde pública e atribuir aos acusados as penalidades previstas

Mais notícias

Brasil

STF vota nesta quarta-feira reajuste de salários de ministros e juízes

Último aumento de salário dos ministros do Supremo ocorreu em 2018, com percentual de reajuste de 16,38%